Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Comissão da Anistia ‘não fez dever de casa’ e tem fila de 11 mil requerimentos, diz Damares

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta quarta-feira (22) que a Comissão da Anistia “não fez o dever de casa” nos últimos anos e que se dedicou a “outras atividades”, o que resultou numa fila que tem atualmente 11 mil requerimentos à espera de análise.

Entre as ações executadas pela comissão e que receberam críticas da ministra está a construção do Memorial da Anistia Política do Brasil, em Belo Horizonte (MG).

“A comissão gastou muito tempo com outras atividades e não fez o seu dever de casa”, disse Damares durante audiência na Câmara.

De acordo com a ministra, o projeto original do museu, de 2009, previa em R$ 5 milhões o custo da obra. Ao longo do tempo, porém, informou ela, o custo passou para R$ 30 milhões.

Em dezembro de 2017, a Controladoria-Geral da União (CGU) apurou que pelo menos R$ 3,8 milhões foram desviados durante a construção do museu. Foi instaurada a operação Esperança Equilibrista, com participação da CGU, Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Federal.

Leia Também:  MP pede bloqueio de quase R$ 200 milhões de ex-deputado suspeito de receber mensalinho em MT

Atualmente a obra está parada aguardando o fim das investigações. O prédio administrativo do memorial está 70% concluído.

“Não sou contra o memorial, sou contra a maneira que a construção desse memorial foi conduzida”, disse.

HD externo

Damares também criticou a compra de um HD externo pela comissão. Ela disse que o valor do equipamento ainda está sendo apurado, mas apontou que o custo pode ter superado os R$ 5 milhões. O HD contém a museografia que seria utilizada no memorial da anistia.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) afirmou que o valor a que se refere a ministra inclui não só o equipamento mas também serviços, como de montagem.

Comissão da Anistia

Criada em 2002, a Comissão de Anistia tem a finalidade de reparar moral e economicamente vítimas de atos de violação aos direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985). Até hoje, R$ 10 milhões foram destinados para indenizações de anistiados.

No governo Bolsonaro, a comissão passou a ficar vinculada à pasta comandada por Damares. Anteriormente, ela estava ligada ao Ministério da Justiça.

Leia Também:  Projeto de conjunto habitacional avança e mais recursos são assegurados para Colíder

Durante a apresentação, a ministra Damares relatou que, neste ano, 849 requerimentos foram indeferidos pela comissão e, outros 11, deferidos e publicados. Disse também que a Comissão de Anistia está reforçando a análise dos pedidos pendentes.

Damares também questionou a indenização a ex-cabos da Força Aérea Brasileira (FAB), que teriam recebido “indenizações milionárias”.

“Quando a gente faz a regressão da idade, eles tinham dois anos de idade no período que estabelece a comissão”, alegou a ministra.

A assessoria da ministra informou que, atualmente, cerca de 2,5 mil indenizações estão sendo reavaliadas pela Justiça. Caso seja comprovada irregularidade nesses pagamentos, os beneficiários podem ter que devolver o dinheiro recebido.

Segundo a ministra, a Comissão de Anistia contém R$ 14 milhões aguardando destinação para indenizações. Desde 2002, 67 mil requerimentos foram apreciados e, desses, 39 mil foram deferidos e 24 mil foram indeferidos.

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.

Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.

O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.

Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Começa nesta terça as aulas do cursinho pré-Enem Professora Vilma Moreira, em Cuiabá
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA