Polêmica
Prefeito de Sinop revela que candidatura da ex-esposa causou separação: ‘Eu não queria’

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), atribui o fim de seu casamento, com a arquiteta Scheila Pedroso, à candidatura da ex-esposa ao Parlamento Estadual pelo Podemos.
Casados desde 2021, o anúncio do término foi divulgado pelas redes sociais no início do mês de março deste ano. Para Dorner, a filiação de sua ex-esposa ao Podemos para concorrer ao legislativo estadual foi o limite para dar fim à relação.
“A nossa separação foi basicamente por causa de política. Ela quer ser candidata e eu não queria, mas não perdemos a amizade”, declarou em coletiva nesta terça-feira (14).
Roberto afirmou que explicitou à Scheila que romperia o relacionamento se seguisse com sua candidatura. Apesar do término, o prefeito alega um relacionamento amistoso entre ambos.
“Somos amigos, se ela fosse candidata eu iria me separar, aí ela topou. Ela vai lá em casa, volta e meia, almoça, fala com nós, tudo”, afirmou.
Mesmo com a “amizade” declarada, Roberto ressalta que não irá apoiá-la no período eleitoral, imputando o compromisso firmado com partidos aliados.
“Não posso falar que eu pedi voto para ela porque hoje eu tenho um compromisso com os nossos partidos aliados, que é o Republicanos e o PL. Então, no momento nós não temos nenhum candidato lá nesses dois partidos”, finalizou. (HNT)
Polêmica
Projeto de lei quer restringir bandeiras lgbtqia+ em escolas e permitir apenas símbolos oficiais

A Câmara Municipal de Cuiabá Cuiabá deve abrir um novo debate sobre o uso de símbolos em ambientes escolares após a protocolização de um projeto de lei apresentado nessa última sexta-feira (08) pelo vereador Rafael Ranalli.
A proposta trata da exposição de bandeiras em escolas públicas e privadas da capital mato-grossense e estabelece regras para a permanência de símbolos considerados oficiais no ambiente escolar. Pelo texto, somente poderiam ser expostas de forma permanente as bandeiras do Brasil, do estado de Mato Grosso e do município de Cuiabá.
O projeto prevê a proibição da fixação contínua de bandeiras ou símbolos que não representem oficialmente a República Federativa do Brasil, o estado ou o município em salas de aula e demais espaços das unidades de ensino. A restrição também alcança paredes, murais, fachadas e qualquer área vinculada à estrutura institucional das escolas.
Segundo a proposta, eventuais descumprimentos poderão resultar em medidas administrativas, que ainda deverão ser regulamentadas pelo Poder Executivo municipal caso o texto avance no Legislativo.
O vereador afirma que a iniciativa não interfere no conteúdo pedagógico das aulas nem impede discussões sobre temas sociais, culturais ou históricos. Para ele, o objetivo é estabelecer critérios para a exposição fixa de símbolos dentro do ambiente escolar.
“A proposta não trata do conteúdo das aulas. Ela trata apenas da exposição permanente de bandeiras dentro das escolas, preservando a neutralidade visual e institucional do ambiente escolar”, declarou Ranalli.
O parlamentar também cita experiências internacionais como base para o debate, mencionando discussões sobre neutralidade em instituições de ensino na Itália e regras rígidas adotadas por outros países em relação à reprodução de símbolos oficiais.
Ele ainda mencionou o caso do México em uma edição de álbum da Copa do Mundo de 2026, quando a representação da bandeira nacional seguiu padrões oficiais exigidos pela legislação local, como exemplo de rigor na proteção de símbolos nacionais.
Embora o texto não mencione diretamente bandeiras de movimentos sociais, a proposta surge em meio a discussões recorrentes sobre identidade, representatividade e neutralidade em ambientes educacionais. O vereador afirma ter recebido questionamentos de pais e cidadãos sobre a presença de símbolos considerados ideológicos em escolas da capital.
Ranalli defende que a medida busca evitar conflitos internos e estabelecer um padrão único para o uso de símbolos institucionais nas unidades de ensino.
Segundo ele, o cenário político local também reflete apoio a pautas de caráter conservador. O vereador cita o resultado eleitoral de 2022 em Mato Grosso, quando o estado registrou maioria de votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O projeto também é apresentado em um ambiente político alinhado com a atual gestão municipal. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também pertence ao mesmo partido do autor da proposta, o PL, o que pode influenciar a tramitação da matéria no Executivo caso seja aprovada no Legislativo.
Ranalli avalia que a composição atual da Câmara Municipal tende a ser favorável a debates ligados a pautas conservadoras e à valorização de símbolos nacionais.
“A cidade deu um recado muito claro nas urnas. Hoje, Cuiabá tem uma Câmara alinhada com pautas conservadoras e de valorização dos símbolos oficiais”, afirmou.
O projeto agora segue para análise das comissões temáticas da Câmara Municipal de Cuiabá antes de ser encaminhado ao plenário para votação. Caso avance, poderá abrir uma nova discussão entre vereadores, gestores escolares, educadores, pais de alunos e representantes de movimentos sociais sobre os limites entre identidade institucional e pluralidade dentro do ambiente escolar.
-
Cidades19 horas atrásPolicial militar de folga impede tentativa de estupro contra moradora de rua em MT
-
Mato Grosso19 horas atrásGoverno e Energisa firmam parceria para ampliar sistema trifásico e impulsionar desenvolvimento das famílias na zona rural de MT
-
Sorriso19 horas atrásEm respeito a Corpus Christi, Prefeitura não terá expediente nos dias 4 e 5 de junho
-
Polícia19 horas atrásCasal de MT é salvo pela PM na hora que estava sendo “julgado” pelo “tribunal do crime” e iriam ser mortos
-
Entretenimento19 horas atrásFoto antiga de Eduardo Botelho e esposa ressurge em perfil que relembra noites da Grande Cuiabá
-
Mato Grosso19 horas atrásGovernador Otaviano Pivetta autoriza convocação de 430 aprovados em concurso da PM
-
Agro Notícias19 horas atrásProdutores de MT pressionam governo Lula por apoio a projeto que renegocia dívidas rurais
-
Agro Notícias19 horas atrásSeu Alcindo é homenagiado com mérito “O Semeador” no Show Safra 2026





