Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Gabriela Hardt prorroga prisões de sobrinho de Walter Faria e mais dois investigados da 62ª fase da Lava Jato

A juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal do Paraná, decidiu prorrogar por mais cinco dias o prazo das prisões temporárias de Vanuê Faria, Silvio Antunes Pelegrini e Maria Elena de Sousa, que foram alvo da62ª fase da Operação Lava Jato.

Vanuê é sobrinho de Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis. Walter foi alvo de um mandado de prisão preventiva está foragido desde o dia em que a operação foi deflagrada, na quarta-feira (31).

Naede de Almeida, que teve um mandado de prisão temporária expedido, também é considerado foragido.

A atual fase foi batizada de Rock City e mira o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais e operações de lavagem de dinheiro feitas pelo Grupo Petrópolis, da marca de cerveja Itaipava.

O prazo das prisões de Vanuê, Silvio e Maria Elena venceria no domingo (5), mas a juíza optou por prorrogar os mandados já na sexta-feira (2). Com isso, o novo prazo das prisões do grupo vence na terça (6).

Cleber Faria, que também é sobrinho de Walter Faria e estava fora do país, se apresentou à polícia nesta sexta-feira. Ele foi alvo de prisão temporária, e o prazo vence na terça.

Leia Também:  Dois carros se envolvem em acidente de trânsito na Av. Brasil em Nova Mutum/MT

O Grupo Petrópolis, conforme as investigações, teria auxiliado a Odebrecht a pagar propina por meio da troca de reais no Brasil por dólares em contas no exterior.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as irregularidades são investigadas desde 2016, quando uma planilha com nomes de políticos e referência à cerveja Itaipava foi achada na casa do executivo da construtora Odebrecht Benedicto Junior.

Contudo, após a quebra do sigilo bancário dos investigados, notou-se que contas ligadas a Faria no exterior continuaram sendo movimentadas em 2018 e 2019, conforme a investigação.

As investigações apontam ainda que Walter Faria e outros executivos do Grupo Petrópolis atuaram na lavagem de cerca de R$ 329 milhões de reais em contas fora do Brasil.

Segundo o MPF, Walter usou o programa de repatriação de recursos de 2017 para trazer ao Brasil, de forma ilegal, cerca de R$ 1,4 bilhão que foram obtidos de forma ilícita.

Em depoimento de delação premiada, o presidente do Grupo Petrópolis já tinha relatado o esquema à polícia em setembro de 2017.

Leia Também:  Bolsonaro sanciona lei que adota política contra automutilação e suicídio

O que dizem os citados

O Grupo Petrópolis informou que “seus executivos já prestaram anteriormente todos os esclarecimentos sobre o assunto aos órgãos competentes. Informa também que sempre esteve e continua à disposição das autoridades para o esclarecimento dos fatos”.

A Odebrecht tem afirmou que tem colaborado “de forma permanente e eficaz com as autoridades, em busca do pleno esclarecimento de fatos narrados por ex-executivos da empresa. São fatos do passado”.

Conforme a nota, atualmente a Odebrecht “usa as mais recomendadas normas de conformidade em seus processos internos e segue comprometida com uma atuação ética, íntegra e transparente”.

A defesa de Silvio Antunes Pelegrini e Vanuê Faria informou que vai se manifestar no processo.

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.

Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.

O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.

Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Guedes faz 'giro institucional' com chefes de poderes para construir diálogo pela Previdência
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA