Destaque
Laboratório da UFMT começa a fazer testes para Covid-19
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop, no norte do estado, começou a fazer testes de Covi-19, nessa quarta-feira (20). A medida deve agilizar os resultados que antes eram encaminhados para o Laboratória Central do Estado (Lacen-MT), em Cuiabá.
Desde o aparecimento dos primeiros casos do estado, o laboratório da universidade em Sinop começou a ser preparado para ajudar na testagem dos pacientes.
“Temos dois laboratórios. Um de extração de RNA, que falamos que é o laboratório contaminado, porque é onde chegam as amostras, e o outro que realizamos a técnica RT PCR”, explicou a professora Gisele Facholi Bonfim.
Além de Sinop, outros 14 municípios da região norte do estado vão encaminhar amostras coletadas pelas secretarias municipais de Saúde para a UFMT.
Segundo a universidade, os resultados ficam prontos em até três dias.
“Vamos realizar cerca de 20 testes por dia e temos uma estimativa de aumentar isso, dependendo da demanda da região e do material que tivermos disponível”
Apesar de acelerar o tempo de resposta para os resultados, os pacientes com sintomas suspeitos da doença não terão acesso ao laboratório.
“O resultado será emitido dentro de um sistema que tem online das secretarias. O resultado não será solto aos pacientes, será para as secretarias e médicos que estarão responsáveis pelos pacientes”, disse Gisele.
G1
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar







Você precisa estar logado para postar um comentário Login