Destaque
Poder Judiciário lança programa Celeridade na Execução Fiscal em Diamantino
O Poder Judiciário Estadual por meio do Foro da Comarca de Diamantino promoveram na tarde desta segunda-feira (2) o Projeto “Celeridade na Execução Fiscal” com o objetivo de reduzir a quantidade de processos nas Varas Cíveis e promover a recuperação de receita do município. A audiência ocorreu no Plenário Juvenal Benedicto Soares da Câmara Municipal de Diamantino.
A ação faz parte de um pacote de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que impõe metas para a redução de processos nas comarcas de todo o Estado de Mato Grosso e em razão do cumprimento das metas a corregedoria lançou o programa “Celeridade da Execução Fiscal”, que por meio de um termo de cooperação com os Poderes Legislativo e Executivo realizará mutirões para a regularização dos débitos.
Atualmente na Comarca de Diamantino há 150.155 processos executivos fiscais municipais que cobram o recebimento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), multas e taxas, sendo 672 somente do município de Diamantino responsável por 0,45% do total de processos do estoque total acumulado que chega ao total de 1.076.183. Todas essas ações, juntadas na 2ª e 3ª Varas Cíveis, somam o montante de R$ 5.924.907,31 em arrecadação municipal “represada” pendente de julgamento.
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro pontuou que a cooperação entre os Poderes para a realização de mutirões leva à prestação jurisdicional para a melhoria dos serviços públicos.
“Os mutirões promoverão a diminuição de execuções fiscais na comarca e por via de consequência promoverá o aumento na receita do município, que por sua vez poderá aplicar os recursos em infraestrutura, educação e saúde”, explica a magistrada.
O prefeito municipal Eduardo Capistrano (PDT) salientou a importância da realização de mutirões de arrecadação para manter a fluidez no caixa do município, frisando que os únicos meios de arrecadação municipais são os impostos alvos da negociação.
“A iniciativa é importante para o município, sendo que as únicas fontes de arrecadação municipais são o IPTU, ISSQN e algumas taxas, a regularização é boa para todos os envolvidos, o judiciário que atinge a meta com a redução dos processos, para o município que contrai arrecadação e para o cidadão que consegue regularizar sua situação sem que haja necessidade de inclusão na divida ativa e com o incremento de recursos nos setores essenciais”, destaca o gestor.
Participaram da reunião o juiz Diretor do Foro Gerardo Humberto Alves Silva Junior, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o Juiz da 3ª Vara da comarca, André Luciano Costa Ghayva, o juiz corregedor da comarca, Aristeu Dias Batista Vilella, o juiz de direito José Mauro Nagib Jorge, o presidente da Câmara Municipal de Diamantino, Jozenil Costa Lube, o prefeito municipal Eduardo Capistrano de Oliveira e o presidente da OAB 4ª Subseção de Diamantino, Pérsio de Oliveira Landim.
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login