Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Em 2017, Diamantino é uma das cidades aprovada pelo TCE de Mato Grosso

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer prévio pela reprovação das contas de governo de 25 municípios. A análise realizada durante o ano passado foi referente ao exercício 2016 e serão encaminhadas para análise das câmaras municipais, responsáveis pelo julgamento. Os gestores com contas reprovadas podem ficar inelegíveis caso os vereadores acatem o parecer.

Mesmo em um ano conturbado com o afastamento de cinco conselheiros e a ascensão dos substitutos, o órgão conseguiu analisar os dados de gestão de 136 prefeitos. Outras cinco prefeituras não tiveram contas analisadas por algum tipo de pendência ainda a serem sanadas.

No comparativo com o último julgamento, o número de pareceres contrários se manteve. Em 2016, quando o Pleno analisou as contas públicas referentes a 2015, foram 26 prefeituras contestadas. Já em 2015 (contas de 2014), o número foi de apenas seis.

Irregularidades

Entre os gestores com algum tipo de irregularidade em sua administração está o ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Lisu Koberstain (MDB), retirado do cargo em 16 de dezembro de 2016, quando o Governo do Estado decretou a intervenção do município. O controlador geral Ciro Rodolpho Gonçalves foi nomeado interventor e comandou a prefeitura até a posse da prefeita Thelma de Oliveria (PSDB).

Leia Também:  Camionete roubada em Nova Mutum é recuperada em Diamantino

A recomendação pela reprovação das contas públicas seguiu o voto do conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha. Ele ressaltou que o ex-prefeito infringiu graves dispositivos legais e irregularidades como a abertura de créditos adicionais sem recursos existentes, ausência de transparência nas contas públicas e publicidade no processo orçamentário.

O prefeito reeleito de Alta Floresta, Asiel Bezerra (MDB), também teve parecer pela reprovação de suas contas de 2016. Na auditoria, relatada pelo conselheiro interino Luiz Henrique Lima, uma das falhas encontradas foi a realização de inscrições em restos a pagar sem que houvesse a suficiente disponibilidade de caixa. Ato considerado ilegal conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), uma vez que pode afetar o equilíbrio das contas.

Outras gestões com pareceres pela reprovação das contas foram as de Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Comodoro, Confresa, Gaucha do Norte, Itanhanga, Juara, Juruena, Juscimeira, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréu, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia e Vale de São Domingos.

Leia Também:  Cerca de cinco mil servidores podem ter salários suspensos

 

Fonte: MidiaNews

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Faltam quase 4 mil vagas de internação para menores infratores, diz relatório do Conselho Nacional do Ministério Público
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA