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Mapa e Apex-Brasil trabalham para promover comercialização da cachaça brasileira no mercado exterior

Começou nesta quarta-feira (04), a 31ª Expocachaça, em Belo Horizonte (MG). O evento é referência do setor no Brasil e vitrine da cadeia produtiva e de valor da cachaça.

Na abertura do evento, entrou em destaque o desafio de ampliar a exportação da bebida. Conforme o Programa asileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), dos 1,3 bilhão de litros de cachaça produzidos no Brasil, sendo 75% provenientes da fabricação industrial e 25% artesanais, apenas 2,5 milhões de litros são exportados (1% a 2% da produção nacional). Entre os principais destinos da cachaça brasileira estão: Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.

Buscando solucionar essa questão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Apex-Brasil, tem levado produtores de cachaça para participarem de feiras internacionais, onde eles podem apresentar o produto e ter acesso a oportunidade de negócios. Recentemente, cinco produtores estiveram presentes em um evento realizado no Reino Unido e, para os próximos meses, feiras em Nova York (EUA) e na Coreia do Sul estão previstas para divulgar a cachaça brasileira. 

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A aguardente de cana, primeira bebida destilada mais consumida no Brasil, é produzida em todos os estados, sendo os maiores produtores: São Paulo (45%), Pernambuco (12%), Ceará (11%), Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%), Goiás (8%), Paraná (4%), Paraíba (2%) e Bahia (2%). Os três primeiros respondem por quase toda a produção de cachaça industrial. Já a produção de cachaça artesanal está concentrada em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo. 

Neste ano, a Expocachaça reúne 150 expositores e a expectativa é que 15 a 20 mil pessoas visitem a exposição para conhecer a bebida.

Fonte: AgroPlus

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2023: exportação de café passa de 30 milhões de sacas com receita de R$ 31,4 bilhões

Nos primeiros dez meses de 2023, as exportações brasileiras de café totalizaram 30,624 milhões de sacas de 60kg, gerando uma receita cambial de cerca de R$ 31,4 bilhões.

Desse montante, 79,1% (24,237 milhões de sacas) corresponderam ao café Coffea arabica, enquanto o Coffea canephora (robusta+conilon) representou 10,7%, o solúvel 10,1%, e o café torrado e moído 0,1% das vendas ao exterior.

Os Estados Unidos lideraram como principal importador, adquirindo 16,2% (4,961 milhões de sacas) do total exportado, seguidos por Alemanha (12,2%), Itália (8,11%), Japão (6,14%) e Bélgica (5,35%).

Além disso, o relatório do Cecafé destacou as exportações de cafés diferenciados, totalizando 5,183 milhões de sacas, o que representou 16,9% das vendas totais do período. Esses cafés geraram uma receita de US$ 1,209 bilhão, equivalente a cerca de 18,9% da arrecadação total.

No mesmo período, o Brasil também exportou cafés verdes para países concorrentes no mercado internacional. A Colômbia liderou as importações, seguida por México, Indonésia, Vietnã e República Dominicana, evidenciando a concorrência entre os países produtores de café. Outros doze países produtores também adquiriram café brasileiro, embora em quantidades menores, conforme indicado no relatório do Cecafé de outubro de 2023.

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Fonte: Pensar Agro

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