Agro Notícias
Evento de lançamento da V EXPOPEC traz as tendências de preço, gestão e mercado da carne

Exposição começa em 25 de maio, em Porangatu; Programação técnica reúne especialistas para auxiliar pecuaristas a no planejamento de produção e mercado
O Sistema Faeg/Senar, e seus parceiros – Sindicato Rural de Porangatu, Sebrae Goiás, Instituto para o Fortalecimento da Agro (Ifag), Embrapa e Fundepec Goiás – lançam a V Expopec {Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária}, nesta quinta-feira, dia 28 de abril, no Campo Lab (o hub de inovações para o agro), localizado na Faeg, em Goiânia. O evento começa às 17 horas, e oferecerá um “spoiler” das discussões técnicas e experiências gastronômicas que o público poderá prestigiar na Exposição (a ser realizada de 25 a 28 de maio, em Porangatu, com expectativa de superar a marca de R$ 100 milhões em negócios).
Para o presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal, Zé Mário, o evento é uma oportunidade para a imersão nas soluções tecnológicas voltadas ao aprimoramento da produção agropecuária no centro-oeste. “Um momento para fomentarmos discussões técnicas e científicas, com valor agregado muito grande, porque permite levar novas tecnologias, colocando à disposição tudo aquilo que a ciência e a pesquisa desenvolvem a favor da pecuária de corte. Áreas que são as grandes responsáveis pelos avanços do setor agro brasileiro, que têm se mantido como forte pilar da nossa economia”, destaca.
Confirmando a tradição de promover debates qualificados que antecipam aos produtores rurais e profissionais do agro, os próximos capítulos do mercado, os organizadores da Expopec farão um bate-papo com o consultor Tayrone Prado e autoridades do setor, sobre a gestão de risco na pecuária de corte, no Lançamento da Exposição. O tema tem tirado o sono dos pecuaristas. Tayrone Prado é instrutor do Senar Goiás, especialista em produção de gado de corte e mestre em ciência animal com enfoque em nutrição de bovinos.
O consultor explica o motivo. “2022 está sendo um ano desafiador para o pecuarista. Estamos com uma super safra de bezerros e o excesso de chuva no centro-oeste afetou a qualidade de pastagens”, diz Tayrone. “O rebanho está grande e temos pouco pasto. Fora estes fatores, muitas áreas de pasto viraram lavoura”, analisa. “Há ainda o alto custo com insumos”, enumera ele. “Então, essa é a hora certa para o pecuarista tomar decisões estratégicas”, adianta o consultor.
Pensando nisso, o foco da programação técnica da Expopec é ajudar o produtor a gerir controle de custos, traçando um paralelo entre oportunidades no mercado nacional, panorama internacional, venda, preço futuro da arroba e confinamento, reforçam os organizadores da Exposição. A equipe afirma que a pauta pode beneficiar a população: porquê ao auxiliar produtores rurais a reduzir custos e melhorar o processo produtivo da carne, o preço dos cortes pode cair para o consumidor final, afirmam.
“Estamos com insumos muito caros e estes impactos refletem no custo de produção”, diz. Há uma alta expressiva nos adubos, somada à crise hídrica na safrinha em boa parte de Goiás e no Mato Grosso”, explica Tayrone. “Ontem tivemos um temporal que detonou plantações em Tôledo. E se olharmos para o mercado externo nos deparamos com os reflexos da crise hídrica na Argentina e no Paraguai, e a de grãos na Ucrânia”, contextualiza o especialista. “A gestão de risco vai ser o grande segredo da pecuária em 2022”, reforça o instrutor do Senar Goiás.
Programação – além de discutir os desafios que afetam a pecuária e estratégias para aumentar a rentabilidade do pecuarista, a V Expopec contará com dezenas de atrações e novidades que serão anunciadas em primeira mão no Lançamento Oficial na Faeg.
Serviço:
Lançamento: 28 de maio, 17h, na Faeg (Rua 87 n.708 St. Sul), em Goiânia.
(O evento começa às 17 horas, e oferecerá um “spoiler” das discussões técnicas e experiências gastronômicas que o público poderá prestigiar na Exposição (a ser realizada de 25 a 28 de maio, em Porangatu)
V EXPOPEC
Data: 25 a 28 de maio de 2022
Local: Parque de Exposições Agropecuárias Hilton Monteiro da Rocha (Av. Brasília n. 1 Porangatu)
Mais informações: expopec.com.br
Instagram: @sistemafaeg
Informações: 62-3096-2226
Comunicação: Sistema Faeg/Senar/Ifag
Agro Notícias
Safra de soja em MT chega a 51,56 milhões tonelada

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou os resultados da etapa soja do projeto Imea em Campo, que revisou para cima as estimativas da safra 2025/26 em Mato Grosso e passou a projetar produção recorde de 51,56 milhões de toneladas.
A nova projeção também elevou a produtividade média estadual para 66,03 sacas por hectare, patamar muito próximo do recorde da temporada anterior.
O levantamento foi realizado ao longo de 71 dias, com 34.880 quilômetros percorridos, 998 avaliações de campo e passagem por 103 municípios, cobrindo 97,92% da área total cultivada com soja no estado. O objetivo do projeto, realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro MT), é ampliar a precisão das informações geradas a partir de observações in loco, reforçando a representatividade dos dados e a leitura regional das lavouras.
Com base nos resultados obtidos em campo, o Imea revisou a produtividade da soja em 9,23% ante a estimativa anterior, que era de 60,45 sacas por hectare. A área plantada também foi ajustada para 13,013 milhões de hectares, alta de 1,71% sobre a safra passada. Com isso, a produção estadual ficou estimada em 51,56 milhões de toneladas, volume 1,31% superior ao registrado no ciclo 2024/25.
Durante a apresentação, a equipe técnica destacou que a safra 2025/26 foi marcada por um cenário climático desafiador, com irregularidade das chuvas no início do plantio e, posteriormente, excesso de precipitações em algumas regiões durante a colheita. Ainda assim, as lavouras mantiveram desempenho satisfatório, apesar das incertezas observadas ao longo da temporada.
Entre os fatores de atenção levantados pelo projeto, os grãos avariados tiveram peso relevante. Na comparação com a safra passada, houve aumento de 3,40% nas avaliações com esse tipo de ocorrência, o que, segundo a análise apresentada, limitou um avanço ainda maior da produtividade estadual.
No recorte regional, a região Norte apresentou o maior percentual de lavouras classificadas como excelentes, enquanto o Sudeste concentrou a maior parcela de áreas avaliadas como ruins. Já a região Oeste foi a principal responsável pelo incremento na produção, enquanto a Centro-Sul registrou a maior variação positiva de produtividade em relação à estimativa anterior.
O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, ressaltou que o objetivo do projeto é consolidar um levantamento técnico, completo e representativo das condições das lavouras, oferecendo mais segurança para o mercado e para os agentes do setor.
“O diferencial do projeto está na apuração presencial, sem intermediários, diretamente no campo. É ir a campo e medir essas informações sem intermédio, sem interferência de ninguém. Isso dá mais garantia e maior acurácia a essas informações para que realmente a gente consiga quantificar e medir o tamanho da nossa produção mato-grossense”, afirmou o superintendente.
Já o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, destacou que informações mais próximas da realidade ajudam a balizar negociações, reduzem espaço para especulações e valorizam o trabalho do produtor rural.
“Essa apresentação mostra o trabalho dessa parceria. O Imea tem sido muito assertivo nos últimos anos nos números que tem trazido a nós, produtores, e ao mercado, trazendo mais seriedade e coerência nesse fornecimento de dados, que também interfere diretamente no dia a dia do produtor, principalmente na projeção de preços e no planejamento para as próximas safras”, explicou o presidente da Aprosoja MT.
Segunda safra de milho segue dependente do comportamento do clima
Além dos números da soja, o evento também apresentou um panorama inicial da segunda safra de milho. O Imea informou que 1,17 milhão de hectares foram semeados fora da janela ideal de plantio no estado. Apesar disso, a estimativa atual do cereal segue em 51,72 milhões de toneladas, com área de 7,39 milhões de hectares e produtividade projetada em 116,61 sacas por hectare. Segundo o instituto, o comportamento das chuvas nas próximas semanas será decisivo para a consolidação desse potencial.
-
Polícia2 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades16 horas atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes15 horas atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito2 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes9 horas atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe15 horas atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Mundo2 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar
-
Cidades8 horas atrásDo agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum





