Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Com quatro casos registrados, Prefeitura de Primavera do Leste intensifica campanha contra o sarampo

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Prefeitura de Primavera do Leste aplicou 5.048 doses da vacina tríplice viral entre os dias 1º e 13 de outubro de 2025, reforçando as ações de prevenção contra o sarampo.

No acumulado do ano, o município já contabiliza 9.239 doses aplicadas, sendo 3.184 entre janeiro e agosto e 1.007 apenas em setembro. Em todo o estado de Mato Grosso, as prefeituras aplicaram 112.370 doses da vacina tríplice viral ao longo de 2025.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da imunização. “A vacinação é gratuita por meio do SUS e é fundamental que a população procure os postos de saúde para se imunizar e vacinar as crianças. Essa é a principal forma de prevenção contra o sarampo.”

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, informou que, no dia 28 de setembro, a unidade móvel do programa Imuniza Mais MT, foi cedida à Prefeitura de Primavera do Leste para apoiar as ações de vacinação no município.

Segundo ela, a parceria tem sido essencial para ampliar o alcance da campanha. “A SES realiza um trabalho contínuo de vigilância para prevenir e controlar o sarampo em Mato Grosso. Em Primavera do Leste, as ações conjuntas já resultaram no aumento da cobertura vacinal, especialmente com a chegada da unidade móvel a locais mais afastados do centro, facilitando o acesso da população à vacina.”

Leia Também:  Mato Grosso recebe mais 71.170 doses de vacina contra a Covid-19

As iniciativas incluíram campanhas itinerantes, atendimentos noturnos em postos estratégicos e divulgação de orientações à população.

Alessandra lembrou ainda que, desde agosto, a SES implantou a “dose zero” da vacina contra o sarampo para crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias em todo o estado. “Essa medida é uma proteção antecipada diante do cenário atual e não substitui as doses de rotina, que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade”, explicou.

Adultos sem registro vacinal ou com esquema incompleto também devem procurar os postos de saúde. As recomendações são:

De 1 a 29 anos: duas doses;

De 30 a 59 anos: uma dose;

Acima de 60 anos: não há necessidade de novas doses.

Situação do sarampo em Mato Grosso

Até o momento, quatro casos de sarampo foram confirmados em Mato Grosso, todos no município de Primavera do Leste. Três pacientes haviam viajado recentemente à Bolívia e retornaram já com sintomas; o quarto caso é de um familiar das pessoas infectadas. Nenhum dos quatro tinha registro de vacinação.

Leia Também:  Covid: Colíder atinge excelente índice de eficiência na aplicação da vacina

Um caso suspeito em Várzea Grande, envolvendo um menino de 9 anos, foi descartado.

No total, o estado recebeu 87 notificações de possíveis casos de sarampo. Desses, 58 foram descartados e 25 permanecem em investigação nos seguintes municípios: Alto Garças (1), Araputanga (1), Cáceres (1), Campo Novo do Parecis (1), Cuiabá (1), Curvelândia (1), General Carneiro (2), Novo São Joaquim (2), Nova Lacerda (1), Nova Monte Verde (1), Pontes e Lacerda (5), Primavera do Leste (4), Sorriso (1) e Várzea Grande (3).

A SES atua em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, garantindo:

a distribuição de vacinas,

o monitoramento da cobertura vacinal,

a investigação de casos suspeitos,

a capacitação de profissionais de saúde,

a assessoria técnica aos municípios e

a análise de cenários epidemiológicos para subsidiar decisões.

Até terça-feira (14 de outubro), a cobertura da vacina tríplice viral no estado alcançava 90,1% na primeira dose e 69,4% na segunda dose, índices ainda abaixo do ideal, que é 95% para ambas.

Além disso, foram aplicadas 4.255 doses da vacina dupla viral como dose zero para crianças menores de 1 ano em Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Ministério da Saúde confirma 24 casos de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde atualiza, nesta quarta-feira (8), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 259 notificações, sendo 24 casos confirmados e 235 em investigação. Outras 145 suspeitas foram descartadas.

São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados do país com casos confirmados de intoxicação pela substância. Ao todo, foram registrados 20 casos em São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul.

Entre os 235 casos em investigação, a maioria está concentrada em São Paulo, com 181 registros. Em seguida aparecem Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).

Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.

A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação — segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Novo Código de Ética mira preconceito contra médicos com deficiência: 'Achavam que a Medicina não era mais para mim'
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA