Política
Prefeitura de Lucas do Rio Verde investe mais de R$ 75 milhões em saúde
O secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, realizou a apresentação do balanço das ações realizada no ano passado e os projetos planejados para este ano. De acordo com ele, em 2018 foram investidos R$ 75 milhões na saúde. Deste valor, cerca de R$ 25 milhões foram utilizados para compra de serviços do Hospital São Lucas, como consultas, atendimentos de urgência e cirurgias.
Também houve um investimento de R$ 2 milhões em serviços junto ao Consórcio de Saúde para aquisição de exames, procedimentos cirúrgicos e consultas com especialistas. “Lucas do Rio Verde é o município que mais compra serviços pelo consórcio de todas as cidades que fazem parte”.
Na Farmácia Municipal, no ano passado, houve uma média de 9 mil pacientes sendo atendidos por mês. Foram distribuídos mensalmente cerca de 470 mil medicamentos.
“Uma das novidades foi a implantação de uma segunda unidade da Farmácia no bairro Parque das Américas. Para 2019, vamos implantar outra unidade no bairro Tessele Junior. A proposta é facilitar o acesso da população a este serviço”, explicou Bespalez, por meio da assessoria.
Sobre o atendimento na área de saúde mental, o secretário destacou a nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). “Realizamos a mudança um novo espaço, reestruturamos a equipe e possibilitamos melhores condições para realizar os atendimentos. No ano passado, foram promovidos 12 mil atendimentos”.
Sete mil consultas e procedimentos foram efetuados em 2018 no Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), com nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e outros profissionais de saúde.
Para o transporte de pacientes eletivos, foram adquiridos cinco veículos e executada a manutenção constante de toda a frota A prefeitura prevê ainda a aquisição de três novas ambulâncias e mais dois veículos.
“Contratamos mais profissionais e conseguimos reduzir a fila de espera do Centro de Reabilitação e Fisioterapia de 400 para 50 pacientes, de 2016 para 2018. Só no ano passado foram feitos 50 mil atendimentos e procedimentos”.
“Outro serviço que merece destaque é a Vigilância em Saúde, que engloba as vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental. Houve uma redução expressiva nos casos de dengue, chikungunya e zika. Essa conquista também é mérito dos profissionais da vigilância que trabalharam arduamente. O município também alcançou e ultrapassou as metas nas campanhas de vacinação no último ano. Fizemos um investimento na aquisição de refrigeradores especiais para armazenamento das vacinas para quase todas as unidades de saúde”.
Em 2018, foram realizados 100 mil exames no Laboratório Municipal e para este ano será feita a modernização dos equipamentos. O Centro de Imagens executou 21 mil exames, como ultrassonografias e radiografias. Para este ano, está previsto investir em novos equipamentos.
Bespalez também ressaltou as melhorias na Unidade Central de Saúde, o PSF Central, que após ajustes em escalas e acréscimo de profissionais aumentou o atendimento. Em 2016, foram atendidos 56 mil pacientes, em 2017, 59 mil e em 2018, 77 mil.
“Sabemos que as condições físicas do Central não estão adequadas, por isso, ainda neste ano queremos mudar o PSF Central para o Pronto Atendimento Municipal. Estamos aguardando a liberação do Ministério da Saúde para usar o prédio da UPA e implantar o serviço. Temos esperança que a autorização seja feita ainda nestes primeiros meses do ano”.
Por meio da Central de Regulação, no último ano, foram efetivados mutirões de cirurgia de catarata e pterígio, exames e consultas. Foram viabilizadas mais de 4 mil consultas com ortopedista, mais de 3 mil com oftalmologista, e mais de 3 mil com ginecologista.
O secretário enfatizou que na Atenção Básica, em 2018, foram mais de 750 mil consultas, procedimentos, visitas de agentes comunitários de saúde e vacinação realizados pelas unidades de saúde. “Fortalecemos a capacitação dos profissionais da atenção básica, iniciamos mais uma turma de residência médica, desenvolvemos o Programa Saúde na Escola (PSE), e promovemos adequações no funcionamento das unidades”.
Segundo Rafael, ainda para 2019, a administração está trabalhando para a construção do PSF XVII, no Vida Nova, a construção da Academia da Saúde e a revitalização das unidades de saúde.
Fonte: SoNoticias
Política
Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.
Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.
O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.
Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)
-
Cidades2 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito2 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade2 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente2 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça2 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde2 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito2 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades2 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador






Você precisa estar logado para postar um comentário Login