Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Gefron faz patrulhamento em 900 km de fronteira entre MT e Bolívia

Mato Grosso possuí cerca de 900 km de faixa de fronteira com a Bolívia.

O patrulhamento policial nesta região é de responsabilidade do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), que atua no combate aos crimes de tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, entre outros.

Ao Mato Grosso Mais, o novo  comandante da unidade, tenente-coronel Fábio Ricas de Araújo, de 36 anos, que assumiu a missão recentemente, disse que além do patrulhamento terrestre, o grupamento também combate a criminalidade com rondas fluviais.

Se for o caso, o Gefron também conta com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em ocorrências que demandarem o uso de aeronaves.

“Nosso núcleo de inteligência atua integrado tanto com o da Polícia Federal, Polícia Civil, levantando informações, rotas e transporte de drogas. Existe um vínculo de confiança entre a inteligência do Gefron com as demais instituições na região”, disse.

Os militares do Gefron são divididos em equipes, com efetivo de 50 a 60 policiais por jornada de 7 dias por semana.

Leia Também:  Sorriso: Jovem é presa após ser flagrada dirigindo bêbada pela ROTAM

“Todas as instituições sofrem com ausência de efetivo, mas para superar essas deficiências da problemática de efetivo, nós dividimos as equipes e chegamos a trabalhar com 50 a 60 policiais por jornada”, explicou.

Os profissionais atuam em diversos tipos de ocorrências no dia a dia. As mais frequentes são a de pessoas que tentam levar veículos roubados ou furtados para o país vizinho ou que tentam atravessar com entorpecentes.

“Existem pessoas ali da região que são captadas para fazer o transporte de droga da Bolívia até um certo local já em território brasileiro. Nos já temos mapeado as principais rotas vicinais e na medida do possível a gente realiza patrulhamento nessas rotas alternativas”, finalizou

Mato Grosso Mais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Polícia

Policiais militares salvam menina de 7 anos engasgada com moeda

Uma menina de 7 anos foi socorrida por policiais militares após se engasgar com uma moeda, na segunda-feira (14), em Glória D’Oeste, a 304 km de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Militar, a criança foi levada pela mãe até a base da corporação em estado crítico, quase inconsciente, sem conseguir respirar e apresentando sinais de asfixia.

A ação dos policiais foi registrada por uma câmera de segurança do local, que flagrou o momento em que os militares realizam as manobras de desengasgo até que a menina recuperasse a consciência.

Conforme relato do pai à polícia, o acidente aconteceu enquanto a criança assistia televisão. Após engolir a moeda, ela correu até os pais, que estavam no quintal da residência, demonstrando dificuldade para respirar.

Uma soldado iniciou imediatamente as manobras de desobstrução das vias aéreas, utilizando a técnica de Heimlich. Um sargento também auxiliou no atendimento, realizando novas tentativas, inicialmente sem sucesso.

Diante da situação, os policiais adotaram outra técnica, inclinando a criança e aplicando compressões nas costas. Com isso, conseguiram retirar parcialmente o objeto, permitindo que a menina voltasse a respirar e recuperasse parte da consciência.

Leia Também:  PM aborda táxi em Sorriso e prende passageiro com 37 quilos de drogas em malas

Como a moeda ainda permanecia alojada na garganta, a criança foi encaminhada à Unidade Básica de Saúde do município. Após avaliação médica, foi constatado que o objeto estava localizado atrás da traqueia.

Diante da gravidade, a menina foi transferida com urgência para o Hospital Regional de Cáceres. Segundo a unidade hospitalar, ela passou por um procedimento de endoscopia digestiva alta, que confirmou e possibilitou a retirada de uma moeda de R$ 1 alojada na garganta

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA