Mulher
Prefeitura afasta vigia acusado de extorquir mulher com ameaça de divulgar fotos íntimas

Prefeitura de Indiavaí oficializou o afastamento do vigia Gustavo Guerreiro dos Santos, acusado de extorquir uma mulher casada com a ameaça de divulgar imagens íntimas. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (7) do Jornal Oficial dos Municípios, quase quatro meses após a prisão preventiva do servidor.
Gustavo foi preso em setembro de 2025 sob acusação de extorsão. Dois meses depois, tentou obter habeas corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, mas o pedido foi negado em razão da gravidade dos fatos apurados no processo.
Segundo a investigação, o servidor teria criado, ainda em 2017, um perfil falso nas redes sociais para iniciar um relacionamento virtual com a vítima. Após ganhar sua confiança, passou a armazenar imagens íntimas enviadas por ela e, posteriormente, utilizá-las como instrumento de chantagem.
O crime teria se estendido por aproximadamente oito anos. Durante esse período, a vítima foi submetida a ameaças constantes e chegou a contrair empréstimos com agiotas para atender às exigências financeiras do acusado. A estimativa é de que mais de R$ 150 mil tenham sido repassados ao vigia ao longo do tempo.
A portaria assinada pelo prefeito Sidnei Marques Lopes destaca que o afastamento não configura exoneração, demissão ou punição definitiva, permanecendo válido até o desfecho do processo judicial. O ato estabelece ainda efeitos retroativos a 1º de outubro de 2025.
Gustavo Guerreiro dos Santos ocupa o cargo de vigia e recebe salário de cerca de R$ 2,8 mil. A reportagem tentou consultar informações adicionais no Portal da Transparência do município, mas o sistema estava fora do ar até a publicação desta matéria.
Fonte Olhar Direto
Mulher
Podemos destaca crescimento de mulheres em postos estratégicos da mineração em MT

O setor mineral em Mato Grosso, que hoje ocupa a 5ª posição no ranking nacional, vive uma transformação que vai além dos números econômicos: a ascensão feminina em cargos de liderança e operação. O deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, destaca que a presença de mulheres em postos estratégicos é peça-chave para a modernização e sustentabilidade da atividade no estado.
“As mulheres estão cada vez mais presentes na mineração e devemos incentivar isso. Nossa atuação na Assembleia foca em políticas públicas que fortaleçam o setor, visando um desenvolvimento que seja economicamente forte e socialmente justo”, afirmou o parlamentar.
Quebra de Paradigmas e Dados
De acordo com o Relatório de Indicadores do Women in Mining (Mulheres na Mineração) Brasil (WIM Brasil) de 2025, a força de trabalho feminina no setor já atinge 22%, somando mais de 30 mil profissionais no país. O avanço é visível também no topo da pirâmide: elas ocupam 25% das posições executivas e 21% das cadeiras em conselhos administrativos. A meta do setor é chegar a 35% de participação feminina até 2030.
Para a vice-presidente do Grupo de Trabalho da Mineração na ALMT, Taís Costa, é impossível falar do futuro do setor sem reconhecer essa mudança. “Durante muito tempo, a mineração foi vista como predominantemente masculina. Hoje, vemos mulheres como engenheiras, geólogas e líderes. A presença feminina traz uma visão minuciosa sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, pontuou.
Além de Taís, o GT também é composto por Alessandra Panizi, Clarissa Lopes, Fransueli Martelli, Laise Glaucia, Pamela Alegria e Tatiana de Almeida, que estão trabalhando para os avanços da mineração no estado.
Protagonismo na Prática
Exemplos de carreira como o de Suedy Lima, de 33 anos, ilustram essa nova realidade. Recentemente empossada como Coordenadora de Planejamento, Controle e Manutenção (PCM) da Nexa, em Aripuanã, Suedy acumula 15 anos de experiência e traz no currículo o marco de ter sido a primeira supervisora e chefe de manutenção em diversas empresas por onde passou.
“Sinto orgulho da trajetória que construí, sabendo que cada espaço foi resultado de dedicação. É fundamental ocuparmos esses setores onde ainda há caminho a percorrer. Uma mulher puxa a outra, e ver esse crescimento reforça nosso compromisso em abrir caminhos para as que virão”, afirmou.
O novo cenário da mineração em Mato Grosso também é impulsionado por lideranças como a advogada Pamela Alegria. Especialista em Direito Minerário e uma das idealizadoras da Expominério, a maior feira do setor no estado, ela personifica a união entre o rigor técnico e o fomento ao desenvolvimento. “A presença feminina traz uma visão minuciosa sobre sustentabilidade e responsabilidade regional, transformando a mineração em uma atividade estratégica para o futuro de Mato Grosso”, afirma a advogada.
-
Cidades2 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito2 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade2 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente2 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça2 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde2 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito2 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades2 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





