Mato Grosso
Crianças e adolescentes: uso da psicologia judiciária pode evitar a revitimização
A importância do acolhimento, cuidado na escuta de um depoimento e técnicas especiais como uso da psicologia judiciária para não aumentar o sofrimento da vítima são alguns pontos fundamentais levantados durante “Seminário sobre sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência”, que teve início na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Fórum da Capital.
O juiz coordenador do GMF Socioeduativo, e coordenador da CIJ, Túlio Dualib, coordenador geral do seminário explicou que o evento buscou aglutinar o maior número de atores que atuam na defesa dos direito das crianças e adolescentes para discutir o atual cenário e propor melhorias a fim de evitar a chamada revitimização desse público. “O sistema de justiça da infância e juventude é essencialmente de articulação entre as instituições que compõe a rede de proteção”, comenta. “Queremos preparar esses atores para que não pratiquem a violência institucional, fazendo as mesmas perguntas várias vezes e obrigando aquela criança e ou adolescente a repassar pelo trauma por diversas vezes desde a denúncia até o julgamento”, explica o magistrado.
Palestras – A primeira palestra do dia foi do juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Hugo Gomes Zaher, que abordou o tema “Direitos e Garantias de Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência”. “Discutimos nessa palestra quais são esses direitos e como que o Estado brasileiro, a família e a sociedade precisam se unir para proteger essas pessoas”, resume o juiz.
As discussões matutinas ainda contaram com a intervenção da psicóloga jurídica, Roberta Goes Linaris, que abordou o tema “Trauma e memória de crianças e adolescentes vítimas de violência”. “A ideia é contextualizar o depoimento especial e falar o quanto o trauma influencia nesse resgate da memória, sobre a dificuldade que se tem de acessar os eventos que aconteceram e que causaram o processo culminando no Tribunal de Justiça”, resume. “Como a lei do depoimento especial e da escuta especializada é relativamente nova, a gente ainda está aprendendo a lidar com situações no campo criminal, por isso é de fundamental importância essa troca entre profissionais de vários estados no desenvolvimento do nosso trabalho”, completa.
Cidades
Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.
A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.
A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.
Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.
“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.
Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





