Destaque
Trabalhadores não precisam mais apresentar Carteira de Trabalho física no Sine
O trabalhador que busca atendimento no Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) não precisa mais apresentar a Carteira de Trabalho física. Isso porque, desde setembro de 2019, está em vigor o documento digital que substitui a CTPS de papel. O formato antigo não é mais necessário para quase todas as contratações. Nesse caso, o trabalhador deve apenas informar o CPF no ato do registro.
A coordenadora de Apoio ao Trabalhador e de Gestão do Sistema Público de Emprego do Sine, Simone Koehler, explica que, por ser uma mudança recente, ainda há muitas duvidas dos trabalhadores, com a exigência da carteira física para a contratação. “O trabalhador não precisa mais do documento físico. Toda pessoa com CPF ativo, inclusive estrangeiro, já possui a CTPS digital”. Ela acrescenta que o trabalhador pode baixar no celular um aplicativo somente para acompanhar a vida profissional.
O superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso, Eduardo de Souza Maria, ressalta também que o empregador não será penalizado caso não solicite a carteira de trabalho física. “As informações prestadas no eSocial, sistema informatizado de prestação de informações de empresas e trabalhadores, substituem as anotações na CTPS realizadas anteriormente no modelo físico”. Conforme ele, somente os entes públicos e organismos internacionais, que ainda não utilizam o eSocial podem solicitar a via física da CTPS.
A Carteira de Trabalho Digital deve gerar um maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento, além de dar agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas. É importante ressaltar que, por ser um documento para comprovar seu vinculo empregatício, o trabalhador que já possui a CTPS física não pode descartá-la. Mesmo com a CTPS digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos, é necessária a conservação do documento original.
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.
O Documento
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login