Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

STJ anula decisão da Justiça de MT que impedia cortes de internet móvel

stj

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, suspendeu os efeitos da decisão proferida pela Justiça em Mato Grosso determinando que as empresas de telefonia celular sejam proibidas de bloquear a internet móvel dos usuários que excederem os limites de uso dos pacotes de dados. A suspensão também vale para todas as demais decisões no mesmo sentido proferidas em outras partes do país.

O intuito do ministro Moura Ribeiro, do STJ, é que a discussão sobre o fornecimento de internet móvil das operadoras para os usuários seja feita sob julgamento de um só magistrado para todo o Brasil.

Até a divulgação da decisão do ministro do STJ, em diversas partes do país a Justiça havia proferido decisões contra as operadoras de celular, impedindo-as de realizar o corte da internet móvel de usuários que excedessem o limite da franquia contratada de rede de dados. A empresa Oi Móvel S/A ingressou na Justiça contra a medida liminar e provocou a decisão do ministro Moura Ribeiro, que vale para todas as empresas em todos os estados.

Leia Também:  CÂMARA DE VEREADORES REALIZAM MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA

Além de Cuiabá, houve decisões do tipo em Florianópolis, São Paulo, Curitiba e Blumenau, entre outros. Enquanto as medidas liminares valeram, o Procon nos estados chegou a multar as empresas que bloqueassem o acesso a internet dos usuários.

Em Mato Grosso, a decisão contra as operadoras foi motivada por ação movida peloProcon, pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público Estadual. Na ação, foi alegado que as empresas de telefonia não mantêm um sistema de monitoramento do uso do pacote de dados que permita ao consumidor qualquer controle.

Além disso, o corte do acesso à internet foi apontado como uma prática abusiva por parte das operadoras porque também há indícios de alteração unilateral dos contratos de franquia de uso de dados.

Mesmo assim, enquanto a questão segue tramitando na Justiça com efeitos para todo o país, o consumidor que se sentir prejudicado de alguma forma pelas operadoras pode fazer sua reclamação pela internet. O site disponibilizado também pode ser usado para denunciar o bloqueio do acesso à internet por parte das operadoras durante o período em que a liminar agora derrubada encontrava-se vigorando em Mato Grosso – entre 12 e 21 de junho.

Leia Também:  Pró-intervenção, caminhoneiro é ferido e se diz decepcionado com Exército - ouça

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sema realiza mais de 540 atendimentos durante mutirão ambiental em Diamantino
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA