Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Setor de serviços tem queda de 4,9%, a maior para setembro desde 2012

84788 - CopiaEm setembro, o volume do setor de serviços recuou 4,9% em relação ao mesmo mês de 2015. Segundo o o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a maior queda para o mês desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2012.

Já na comparação com agosto, a queda foi um pouco mais branda, de 0,3%. No mês anterior, frente a julho, a queda havia sido maior, de 1,4%. No ano, de janeiro a setembro, o setor acumula queda de 4,7% e, nos últimos 12 meses, de 5%.

De agosto para setembro, recuaram outros serviços (-2,5%); serviços prestados às famílias (-0,9%) e serviços de informação e comunicação (-0,6%). O agregado especial das atividades turísticas cresceu 1,5%, bem como serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,3%).

No entanto, independetemente das variações, as maiores contribuições para a taxa nacional partiu de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; seguidos de serviços profissionais, administrativos e complementares, serviços de informação e comunicação, serviços prestados às famílias e outros serviços.

Leia Também:  'Guru espiritual' que prometia trazer namorados de volta é suspeito de abusar de mais de 10 adolescentes em MT

De acordo com o IBGE, os serviços de tecnologia da informação têm se destacado pelos resultados positivos desde abril, “o que ressalta sua característica de segmento dinâmico, com a geração de serviços de elevado valor agregado”.

Trimestre
No terceiro trimestre deste ano, o volume de serviços recuou 0,5% em relação ao trimestre anterior, resultado inferior às quedas registradas no segundo (1,1%) e no primeiro trimestre de 2016 (1,4%).

Tiveram destaque serviços prestados às famílias, com alta de 1,1%, serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,2%).

Já na comparação com o mesmo trimestre de 2012, a baixa foi de 4,4%. “Esses resultados sinalizam um menor ritmo de queda no setor”, diz o IBGE. Todos os segmentos apresentaram quedas – a mais forte foi registrada em transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio.

Por regiões
De agosto para setembro, as maiores taxas positivas partiram de Rondônia (6,5%), Sergipe (6,2%) e Espírito Santo (4,3%) e as mais negativas, do Rio de Janeiro (-5,8%), do Mato Grosso (-5,3%) e do Pará (-3,2%).

Leia Também:  Administração municipal e setor produtivo discutem formação do Conselho do Fethab de Diamantino

Na comparação com setembro do ano passado, só Pernambuco registrou variação positiva (0,5%). Na outta ponta, estão Bahia (-7,1%), Espírito Santo (-7,1%), Santa Catarina (-6,8%), Paraná (-6,3%), Minas Gerais (-6,0%), Rio Grande do Sul (-3,7%), Ceará (-2,7%), Rio de Janeiro (-2,1%), São Paulo (-0,5%), Goiás (-0,5%) e Distrito Federa (-0,1%).

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sistema Nacional de Emprego oferece mais de mil vagas nesta semana
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA