Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

MT lidera número de focos de queimadas em todo o país em 2016

eita

Mato Grosso lidera o número de focos de queimadas no Brasil neste ano. De acordo com dados do satélite referência do sistema de monitoramento de focos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 4.875 focos entre 1º de janeiro e 16 de maio. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 3.299 focos, houve aumento de 47,7%.

Em todo o país, foram 19.777 casos entre 1º de janeiro e 16 de maio. O segundo estado que mais teve focos de queimadas foi Roraima (3.138) e, em terceiro, o Pará (1.958). Em Mato Grosso, os municípios com mais queimadas neste ano foram Nova Maringá (278), Nova Ubiratã (256) e Brasnorte (227).

Somente nos primeiros 16 dias de maio, Mato Grosso teve 596 focos de calor, e também foi a unidade da federação com maior quantidade de focos no período. Em segundo lugar, vem Tocantins (348) e, em 3º, a Bahia (144).

No mês de maio, os municípios com maior número de focos de queimadas em maio foram Nova Ubiratã (46), Nova Maringá (31) e São Félix do Araguaia (29).

Leia Também:  Perícia Médica de Rondonópolis passa a atender na unidade do Ganha Tempo

No ano passado, por causa da seca e do alto número de queimadas, o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso foi prorrogado duas vezes.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Decreto torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas de todas as cidades de Mato Grosso

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA