Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Mato Grosso tem aumento de 40% no número de incêndios em 2019

A temporada de queimadas de 2019 começou mais cedo em Mato Grosso.

É, de longe, a época do ano em que os bombeiros mais trabalham. Mato Grosso lidera o ranking nacional de queimadas. Em 2019, os incêndios aumentaram 40% na comparação com 2018.

“De janeiro a março choveu bem menos do que era esperado. Então, desde o início do ano, nós temos encontrado condições de seca no nosso estado”, diz o climatologista Rodrigo Marques.

O Batalhão de Emergências Ambientais entra em prontidão sempre que o clima atinge a chamada “regra dos 30”. “A temperatura está acima dos 30º C, a umidade relativa do ar abaixo de 30%, ventos acima de 30 quilômetros por hora e em um período que está a mais de 30 dias sem chuvas, a gente emite um alerta de risco de incêndio”, explica o tenente-coronel do Batalhão de Emergências Ambientais dos Bombeiros de Mato Grosso, Jean Oliveira.

A maioria das queimadas começa nas lavouras e se alastra para as florestas pelo vento. Os incêndios controlados, para limpar áreas de plantio, são proibidos a partir do dia 15 de julho, mas os produtores rurais já iniciaram os esquemas de prevenção.

Leia Também:  Feriado tem 11 mortes e 106 pessoas feridas em MT

“Tem um armazém responsável por divulgar a notícia. Então, a fazenda que é acometida pelo incêndio, ela passa uma mensagem para esse armazém, e o armazém chama os vizinhos para que venham ajudar no combate”, diz o produtor rural Luimar Gemi.

“Todo mundo para a colheita e concentra todos os esforços naquela propriedade para tentar conter o incêndio”, complementa outro produtor rural, Laercio Lenz.

Em 2019 muitos agricultores anteciparam uma prática que, geralmente, só acontece no final de julho ou início de agosto: mudar o horário da colheita. Em uma fazenda, a colheitadeira vai para lavoura só à noite, para evitar o risco de incêndios. É que nesse horário a temperatura e o vento diminuem e a umidade se eleva. Torna o trabalho mais seguro.

A cada uma hora e meia, uma pausa. “Dá uma verificada, vê se não tem nenhum rolamento esquentando, palha em cima do motor, se está limpo, para não correr risco de fogo”, explica o operador de colheitadeira, Marcos Morais.

Perto da colheita fica um tanque com 15 mil litros de água. Colher à noite custa mais caro por causa do adicional noturno pago aos trabalhadores. Mas a Aline Velke não lamenta. “Todo o nosso trabalho do ano inteiro está aqui. É melhor investir um pouquinho mais, disponibilizar um pouquinho mais dos nossos recursos. Mas a gente conseguiu usufruir de todo o benefício que a produção nos traz”, afirma a produtora rural.

Leia Também:  Concursos e processos seletivos são suspensos em MT para evitar aglomerações

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tempestades devem atingir Diamantino e outras 80 cidades de MT neste domingo
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA