Destaque
Maior caverna de MT deverá ser tombada como patrimônio histórico

A Caverna do Jabuti, considerada pelo Ibama como a maior de Mato Grosso, deverá ser tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural do estado. Localizada em Curvelândia, a 311 km de Cuiabá, a caverna tem 4 km quadrados de extensão, fica dentro de uma reserva legal de uma fazenda na Serra de Padre Inácio e é considerada uma unidade de conservação.
O processo de tombamento foi iniciado em dezembro do ano passado pela Secretaria de estado de Cultura (SEC) e pode ser finalizado ainda neste mês, segundo a bióloga e geógrafa Fabiana Bezerra, gestora do local. O Monumento Natural Caverna do Jabuti recebeu a visita de um arqueólogo, uma historiadora e de outras pessoas que integram a SEC, para fazer vistorias e registros, como parte dos trâmites para tombar o espaço.
O principal salão da caverna tem o tamanho de um campo de futebo, conforme Fabianal. “Em um deles caberiam, tranquilamente, até cinco mil pessoas”, conta. Há formações como flores de aragonita, difíceis de encontrar em cavernas brasileiras, segundo a geógrafa, e travertinos. O diferencial, no entanto, na opinião de Fabiana, é o acesso.
“A Caverna do Jabuti tem um plano horizontal, o que permite que até mesmo um cadeirante possa fazer uma visita. Todo o passeio pode ser feito de pé. E a caverna fica a 322 metros do centro de visitantes, que está sendo construído. A previsão é que fique pronto até o final de maio”, afirmou.
A ideia é que o local possa ser explorado como ponto turístico durante a Copa do Mundo, que começa no próximo mês de junho. O plano de manejo está pronto e o passeio sugerido pelo estudo tem 450 metros de extensão, com duração entre 1 hora e 1h30, e poderá ter até 55 pessoas por vez.
Descoberta há cerca de 30 anos, a caverna precisou, em 2010, ter o acesso ‘lacrado’ por causa da ação de vândalos. “Estavam entrando e quebrando as estalactites [espécies de ‘cristais’ que pendem do teto]. A solução foi colocar um portão para evitar esse tipo de ação”, explicou.
Atualmente, o acesso é restrito aos cidadãos comuns, sendo liberado a pesquisadores, estudantes universitários em aulas de campo e, em alguns casos, políticos e membros do governo de Mato Grosso.
G1
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login