Destaque
Em MT, cerca de 26 mil disputam na Justiça 1,9 milhão de hectares de terras
Um levantamento realizado pela 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário apontou que, em 2017, Mato Grosso registrou 369 processos em trâmite, sendo 291 sobre conflitos coletivos possessórios rurais e 45 novos conflitos, o que equivale a 1,9 milhão de hectares em disputa.
Os dados, levantados no início deste ano, foram recentemente apresentados na 19ª Conferência Anual do Banco sobre Terra e Pobreza, nos Estados Unidos.
Segundo a juíza Adriana Sant’Anna Coninghan, no passado, as ocupações aconteciam em latifúndios improdutivos – o que não predomina agora – e não há mais a bandeira dos movimentos sociais em todas as apropriações, que é responsável por cerca de apenas 30% das ocupações.
O tamanho das propriedades envolvidas nos confrontos possessórios coletivos rurais também é expressivo, segundo ela: 53% estão em área com mais de 1,5 mil hectares, que é considerada latifúndio em Mato Grosso, enquanto o restante estão em terras de médio e pequeno porte ou mesmo minifúndios (estes últimos próximos aos centros urbanos).
Segundo dados fornecidos pelas partes autoras das ações judiciais, 80% das terras em litígio são privadas e apenas 20% públicas. Ainda com base nas informações dos autores, a principal atividade desenvolvida nos imóveis no momento da ocupação é a pecuária, seguida pela agricultura.
A magistrada pontua que o número de pessoas envolvidas oscila, mas que, em dezembro do ano passado, estava por volta de 26 mil, levando-se em conta duas pessoas por família.
De acordo com a magistrada, o mapa da distribuição dos processos referentes aos conflitos nas comarcas do estado aponta que a maior concentração está em Cuiabá, seguida pelo polo de Juína – onde há 52 conflitos coletivos nas 10 cidades do polo, equivalentes a uma área de 795 mil hectares.
Crimes de pistolagem
Em 2017, mais de 500 famílias foram vítimas de pistolagem durante conflitos no campo, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Os crimes, segundo a instituição, estão ligados à violência contra a ocupação e a posse de terras em diversos municípios do estado.
Além disso, segundo a Pastoral, 136 pessoas foram assassinadas no campo no estado desde 1985 e, até agora, nenhum mandante dos crimes foi julgado ou condenado.
G1
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login