Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Criança de 11 anos com aneurisma cerebral não consegue UTI mesmo após decisão da Justiça em MT

Uma criança de 11 anos está internada há cinco dias no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, esperando por uma vaga em uma Unidade Intensiva de Tratamento (UTI). Luiz Fernando Batista Alves Júnior foi diagnosticado com aneurisma cerebral.

Há três dias a família conseguiu uma liminar na Justiça para que o menino seja transferido para uma UTI, no entanto, a determinação ainda não foi cumprida até esta terça-feira (1º).

Luiz mora com a família no Bairro São João, em Barra do Garças. A mãe dele, Dorian Lopes Souza, de 32 anos, procurou a Defensoria Pública, que entrou com pedido de liminar para que o garoto conseguisse a UTI, contra o governo estadual e o município.

“Meu filho está internado com dor de cabeça e vomitando. Está esperando vaga e precisa de um neurocirurgião e de uma UTI pediátrica. Não tem resposta e nem vaga em lugar nenhum”, declarou a mãe da criança.

O pedido foi feito na noite de sexta-feira (27) e concedido pelo juiz Michell da Silva, da Vara da Infância e Juventude. O estado e o município foram intimados às 20h59 do mesmo dia, mas até a noite desta segunda-feira (30), a determinação do juiz não havia sido cumprida.

Leia Também:  'Riva é ícone da impunidade', diz juíza que mandou prender ex-deputado

De acordo com a defensoria, nenhum hospital de Cuiabá e dos outros municípios conta com vaga em UTI pediátrica com neurocirurgião.

A família e a defensoria tentam vaga em Goiânia, já que o menino precisa de uma avaliação de um neurocirurgião que poderá indicar o tratamento.

O menino reclamou de fortes dores de cabeça e que esse sintoma foi seguido de vômitos na quinta-feira (26). Ao levá-lo para o Pronto-Socorro, os médicos detectaram que ele estava tendo hemorragia cerebral moderada e o internaram para aguardar uma vaga de UTI.

A família diz que Luiz Fernando já teve hemorragia cerebral quando tinha 9 anos. Desempregada, a mãe também pede doações e qualquer tipo de ajuda.

“Se tiver [vaga em hospital] particular, não temos dinheiro. Se ele continuar aqui tem risco de morrer. É uma sensação de desespero. Não sei o que faço mais, não acho uma porta aberta”, lamentou a mãe.

Outro lado

O secretário de Comunicação de Barra do Garças, Vander Lima, disse que a prefeitura fez a regulação da criança e pediu a vaga ao estado. No entanto, teve a resposta que não há previsão de vaga. A prefeitura também comentou que, por ser de alta complexidade, não tem como dar suporte ao menino.

Leia Também:  Produtores apostam no girassol e milho pipoca em Mato Grosso

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tribunal de Justiça declara ilegal greve dos servidores do Detran-MT
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA