Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Veja dicas para comprar o peixe para a Semana Santa em MT

O peixe é um dos alimentos mais consumidos na Sexta-Feira da Paixão. No entanto, nem sempre o produto que se compra nas feiras ou mercados é de boa qualidade e tem procedência, além dos casos de falsificação.

Para ajudar na escolha do produto a supervisora do eixo de produção Alimentícia da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso, Márcia Helena Scabora, especialista em microbiologia de alimentos, separou algumas dicas importantes.

Veja as dicas para comprar o peixe fresco:

  • Verificar se estão completamente cobertos de gelo;
  • Devem estar livres de: contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas);
  • Aparência: ausência de manchas, furos ou cortes na superfície;
  • Escamas: bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes;
  • Pele: úmida, firme e bem aderida;
  • Olhos: devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho;
  • Membrana que reveste a guelra: rígida, deve oferecer resistência à sua abertura;
  • Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso);
  • Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante;
  • Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata;
Leia Também:  Em audiência pública, Lucas Badan destaca que títulos do Pontal do Marape não serão cancelados

Peixe congelado:

O pescado congelado deve estar completamente duro, sem ceder à pressão dos dedos, com pele lisa e limpa. Também precisam estar cobertos de gelo.

Peixe salgado:

Ao comprar o bacalhau, o consumidor deve identificar a cor do produto. Se tiver um pigmento rosa ou vermelho, o bacalhau já está deteriorado. A especialista alerta sobre a aparência de molhado dos peixes, pois há suspeita de banho de sal (ou ressalga), que além de dar a impressão de frescor, com aspecto de “recebidos no dia”, aumenta o peso.

“Evite comprar produtos com presença de fungos ou bolores, o que pode ser evidenciado por pontos escuros na superfície, pois estão impróprios para o consumo. Observe se há acúmulo de líquidos ou cristais de gelo dentro das embalagens, pois isso é sinal de que o produto passou por um processo de descongelamento”, explica Márcia.

Como conservar melhor os produtos em casa:

  • Armazene imediatamente os peixes refrigerados e congelados na geladeira ou freezer e consuma até a data de validade;
  • Descongele o pescado em micro-ondas ou cozinhe diretamente em pequenas porções;
  • Evite descongelar o produto em temperatura ambiente;
  • Conserve na geladeira o pescado preparado que não será imediatamente consumido por, no máximo, dois dias;
  • Não deixe o pescado cozido/preparado em temperatura ambiente, por mais de duas horas.
Leia Também:  Sefaz paga R$ 900 mil em prêmios aos sorteados do Nota MT

Consumo de pescados

Os pescados são fontes naturais de proteínas para o organismo, além de fornecerem outros nutrientes importantes para os seres humanos como vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais.

Os principais minerais encontrados nos pescados são: zinco, fósforo, ferro, cálcio e iodo (no caso de pescados de origem marinha). Ainda, os peixes são importantes fontes de vitaminas do complexo B (como a tiamina, a niacina e a vitamina B12).

Produção de peixes

Mato Grosso é o segundo maior produtor de pescado de água doce do país (60.964 mil/t), respondendo por 12,8% da produção nacional, segundo levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qualidade dos alimentos

A Fatec Senai MT oferece o curso tecnólogo que atua nos processos de: industrialização, análises microbiológicas, desenvolvimento de novos produtos, pesquisa, gestão de processos e pessoas e implantação de programas de controle de alimentos. A partir do próximo mês também haverá vagas para o MBA em Gestão e Controle da Qualidade dos Alimentos.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Em audiência pública, Lucas Badan destaca que títulos do Pontal do Marape não serão cancelados

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA