Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sinop

Saúde: Projeto de Telemedicina é implantado em UBS para ofertar consultas com especialistas

A Secretaria de Saúde iniciou as atividades do projeto de Telemedicina, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, que proporciona consultas virtuais de sete especialidades.

O projeto é uma parceria da SES-MT com o Hospital Albert Einstein, que irá ofertar teleconsultoria nas áreas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia, aos pacientes da atenção primária. Neste primeiro momento serão contemplados apenas os usuários da UBS Maria Vindilina II, obedecendo a lista de espera dos pacientes já regulados, para posterior ampliação.

A adesão ao programa ocorreu no mês de fevereiro, e Sinop é o primeiro de cinco municípios da região norte do estado a dar o pontapé inicial no projeto. Para operar essa nova tecnologia os profissionais da UBS passaram por um treinamento, pois a consulta virtual é acompanhada pelo médico da unidade.

Mariana Nobre Santos, uma das médicas da unidade, ressaltou a importância desta parceria para os pacientes. “O projeto realmente vem para somar, já que existe uma fila de espera. Acredito que os pacientes terão mais acesso aos especialistas, e com a teleconsulta vamos conseguir sanar todas as dúvidas do paciente”, frisou.

Leia Também:  População rural de Belém recebe atendimento em saúde

De acordo com a secretária de saúde, Daniela Galhardo essa adesão é um ganho muito grande para a saúde do município. “O projeto é totalmente gratuito, recebemos todo equipamento necessário para a consulta virtual, os profissionais da unidade já foram capacitados. Os pacientes terão todo suporte e orientação do diagnóstico e tratamento dos especialistas com acompanhamento do médico da UBS”, ressaltou.

O aposentado João Batista Souza, de 81 anos, foi um dos primeiros pacientes da Teleconsulta da UBS Maria Vindilina II. Ele estava aguardando atendimento com cardiologista. A filha, Márcia de Oliveira Souza, acompanhou de perto o atendimento virtual e aprovou o projeto. “Gostei muito do atendimento, foi rápido, ele terá todo acompanhamento necessário. Vamos fazer os exames solicitados e depois ele irá retornar para mais uma consulta, muito bom mesmo”, agradeceu.

“O prefeito Roberto Dorner preza pela saúde dos munícipes, e estamos sempre buscando melhorias. O projeto piloto inicia na UBS Vindilina, mas queremos ampliar esse atendimento, pois existe uma grande demanda. O projeto proporciona acesso direto a especialistas da área, com possibilidade de implantação de novas condutas para melhoria da assistência ao paciente”, reforçou a secretária de saúde.

Leia Também:  Assistência Social leva serviços em ação social da UFMT no feriado desta quarta-feira (15)

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Homem é preso em parque em Sinop (MT) por passar a mão em menina de 13 anos

A 2ª Vara Criminal de Sinop no Nortão, manteve a prisão em flagrante que foi convertida em ‘prisão preventiva’, por estupro de vulnerável de um homem de 62 anos – preso, no último domingo (11), em um parque recreativo na Estrada Adalgisa. O inquérito é da Delegacia Especializada da Defessa da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso de Sinop (DEDMCAI) – comandado pela delegada Renata Evangelista.

Conforme despacho da Justiça, após análise, o crime caracterizou situação de flagrante e o suspeito vai responder em regime fechado, por estupro de estupro de vulnerável, com pena prevista para mais de 4 anos de reclusão, por se tratar de crime doloso, conforme [art. 217], do Código Penal.

O CRIME – Conforme apurado em primeira-mão por kb2notícias, o criminoso foi preso no domingo à tarde (11), após imagens terem sido analisadas por uma equipe responsável pelo local, após denúncia da própria vítima, que o homem havia passado a mão nela [de 13 anos].

Ainda consta que após a denúncia, o pai da menina, acompanhando de salva-vidas e funcionários buscaram pelo suspeito, porém, a sua localização só foi possível após imagens serem analisadas e constatar que em um trecho “foi possível notar o homem puxando a jovem”.

Leia Também:  Reforma tributária: "É inadmissível votar projeto a toque de caixa", diz governador de Mato Grosso

Que a denúncia foi efetuada pela própria vítima que banhava junto com outros adolescentes e detalhou a situação para a sua mãe. A Polícia Militar foi acionada, e ainda conseguiu apurar outra denúncia do mesmo suspeito contra uma mulher, também no local [que não chegou a registrar o caso].

Ainda no local, a segundo do suspeito teria sido preservada.

O homem foi preso ainda no parque, no final do expediente com a ajuda de salva-vidas e funcionários do local e acompanhado pela PM.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA