Cidades
Mais de 160 raios caíram em cidade de MT no dia em que criança morreu atingida por descarga elétrica
Mais de 160 raios caíram em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, no domingo (3), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um dos raios que caíram na cidade atingiu a casa de Paula Vitória Hippler dos Santos, de 10 anos, que recebeu uma descarga elétrica e morreu logo após dar entrada no hospital.
A menina ajudava o pai dela, Vilmar Hippler, a retirar as roupas do varal. Ele também foi atingido pela descarga elétrica. Vilmar foi socorrido e precisou levar sete pontos na cabeça devido a um corte.
O tio de Paula, Kátio Souza, contou que a família estava em casa quando o tempo se formou para chuva. Em seguida, Paula e Vilmar foram recolher a roupa.
“O tempo mudou de uma hora para outra e eles estavam recolhendo a roupa. Houve uma explosão e acredito que a máquina tenha puxado o raio. Ela [Paula] estava mais próxima da máquina e recebeu a descarga maior e ele [Vilmar] em uma proporção menor”, disse o tio da menina Kátio Souza.
O velório de Paula aconteceu nessa segunda-feira (4) no cemitério da cidade.
O tenente do Corpo de Bombeiros Jamil Nobres da Silva explicou que a máquina de lavar roupa pode ter atraído a descarga elétrica que atingiu a menina.
“Os aparelhos eletrônicos podem atrair a descarga de forma indireta. O raio pode ter caído em outro local, mas através da rede elétrica ele pode ter chegado até o aparelho”, explicou.
A orientação dos bombeiros, em caso de tempestades, é que as pessoas fiquem dentro de casa, pois é o local mais seguro.
“É importante retirar os aparelhos da tomada como medida de segurança para evitar casos como esse. Caso não seja possível retirar, não se aproxime do aparelho. Nosso estado tem uma grande incidência de raios, então é preciso aderir as medidas de segurança”, ressaltou.
G1
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login