Cidades
Inadimplência cai 0,18% em Mato Grosso no mês de janeiro
Mato Grosso encerra o mês de janeiro de 2019 com queda no número de dívidas em atraso de moradores em relação a janeiro de 2018. Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que caiu -7,85%. O dado ficou abaixo da média da região Centro-Oeste (-4,95%) e abaixo da média nacional (- 0,29%).
Como em janeiro de 2018 a variação no estado foi de -4,54% houve desaceleração anual do indicador em Mato Grosso.Conforme os dados ainda, na passagem de dezembro/2018 para janeiro o número de dívidas caiu -2,68%. Na região Centro-Oeste, a variação foi de -1,42%.Já em relação ao número de inadimplentes, o número caiu -0,18% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado neste período ficou acima da média da região Centro-Oeste (-0,21%) e abaixo da média nacional (2,42%).
Como em janeiro de 2018 a variação no estado foi de 0,25%, houve desaceleração anual do indicador no Estado.O SPC Brasil e a CNDL estimam que a faixa etária com o maior número de devedores no estado em janeiro foi de 65 a 84 anos (11,91%) e que cada consumidor inadimplente tinha em média 1,948 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro-Oeste (1,930) e acima da média nacional registrada no mês (1,881 dívidas). Esta média está abaixo das 1,997 dívidas verificadas em dezembro/2018.
“Os números mostram que a inadimplência vem caindo mês a mês, ou seja, estamos tendo mais pessoas deixando de serem devedoras do que estão contraindo dívidas”, avalia o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja acrescentando ainda que “os números apresentados referem-se ao saldo entre os devedores que são inclusos no bureau de crédito e os que são excluídos”.
Setores com alta anual
O setor com alta anual mais expressiva do número de dívidas continua sendo o de água e luz, seguido de bancos, comércio e comunicação.“Quanto ao aumento da inadimplência de luz e água, destacamos ser devido ao não acompanhamento da renda do brasileiro com o aumento das tarifas, que vem tendo um aumento significativo enquanto que a renda reduziu nos últimos quatro anos”, avaliou Granja.
O Bom da Notícia
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar







Você precisa estar logado para postar um comentário Login