Política
Primeira-dama do Estado atende comunidades carentes com auxílio mensal no cartão SER Família
Programa SER Família atenderá 23 cidades, com a entrega de 5,5 mil cartões, beneficiando famílias em extrema pobreza, idosos, pessoas com deficiência, crianças e mulheres vítimas de violência doméstica

– Foto por: Jana Pessôa
Mais de 5,5 mil cartões do Programa SER Família serão distribuídos, a princípio, para famílias de 23 municípios de Mato Grosso. A iniciativa, que prevê a distribuição de renda para pessoas vulneráveis, foi lançada oficialmente pelo governador do Estado, Mauro Mendes, e pela primeira-dama, Virginia Mendes, na tarde desta terça-feira (15.12), no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.
O Programa, que será gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), prevê a distribuição de cartões beneficiando grupos distintos e específicos como a família, a mulher, a criança, o idoso e pessoa com deficiência. Os valores disponibilizados irão variar de R$ 100 a até um salário mínimo, dependendo do perfil que será enquadrado o beneficiário.
Na ocasião, primeiras-damas e gestores da assistência social dos municípios, que receberão os primeiros cartões, assinaram um termo de aceite para participação do programa. “São os municípios que vão fazer com que os recursos cheguem, de fato, nas mãos daqueles que mais precisam”, pontuou o governador Mauro Mendes, que agradeceu toda a rede envolvida na criação e execução do SER Família, desde as tramitações na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Max Russi, até a escolha das primeiras famílias cadastradas.

Primeira-dama atende famílias carentes com pagamento de auxílio mensal no cartão SER Família
Créditos: João Reis/Setasc
“O Estado tem o dever de cuidar de todos e quero aqui destacar a atuação voluntária da primeira-dama e de toda a equipe, que não tem medido esforços para fazer chegar as ações aos mais vulneráveis”, disse o governador.
“Eu só tenho que agradecer todos os envolvidos porque é muito importante que o Governo tenha esse olhar voltado à assistência e para ajudar as famílias mais carentes. Quero agradecer à Deus, por ter me colocado na condição de primeira-dama e poder ajudar tantas pessoas. Não tem nada que me deixe mais alegre e feliz”, acrescentou a primeira-dama, Virginia Mendes, que lidera voluntariamente toda a ação em conjunto com a equipe da Setasc.
A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, explicou que o programa tem duração de dois anos e que além da transferência de recurso, garantirá qualificação profissional aos envolvidos. “Vamos preparar os beneficiados para que não dependam do recurso recebido e para que consigam, no futuro, sair da linha da pobreza extrema e possam alcançar uma vaga no mercado de trabalho”.
De acordo com a secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Salete Morockoski, que será responsável por conduzir o programa, todos os demais municípios deverão ser atendidos. “Iniciamos com 23 municípios, mas vamos expandir gradativamente para outras cidades, atingindo todo o Estado”.

Jana Pessôa
O deputado estadual Max Russi, que ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, conduziu a tramitação na Assembleia Legislativa para mudança na lei que criou o SER Família destacou que o programa tem tudo para ser destaque e referência de case de sucesso no país. “A primeira-dama está olhando para todos, da criança, aos deficientes, passando pelas mulheres vítimas de violência, até o idoso. É um atendimento completo para toda a família”.
Inicialmente, o Programa atenderá os seguintes municípios: Gaucha do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Canabrava do Norte, Nobres, Poconé, Nova Brasilândia, Torixoreu, Paranatinga, Alto Araguaia, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Primavera do Leste, Várzea Grande, Ribeirão Cascalheira, Poxoréu, General Carneiro, São Pedro da Cipa, Araguaiana, Dom Aquino, Juscimeira, Acorizal, Jangada e Campo Novo dos Parecis.
Para a primeira-dama do município Canabrava do Norte, localizado a 988 km de Cuiabá, Sara Trindade, a iniciativa veio em boa hora para beneficiar as famílias que foram mais afetadas também pela pandemia. “A gente só têm a agradecer ao nosso governador e a nossa primeira-dama por esse programa SER Família, que com certeza estará beneficiando muitas famílias que estão em situação de vulnerabilidade”.
Fátima Rosane Ritter, secretária de Assistência Social de Paranatinga, 337 km da Capital, destacou que o SER Família vem de encontro à necessidade da população vulnerável do município. “Estamos felizes de sermos contemplados na primeira etapa e agradecemos ao Governo do Estado e sua equipe, a primeira-dama principalmente, por ter olhado para o nosso município com canto carinho e só temos motivos a agradecer”.
Estiveram presentes durante o lançamento do programa: a senadora, Margareth Buzetti, e a vereadora eleita por Cuiabá, Michelly Alencar, além de diversos parlamentares e secretários.
Fonte: (Vívian Lessa | Setasc/MT)
Governo de Mato Grosso
Política
Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.
Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.
O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.
Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)
-
Cidades6 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito6 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade6 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente6 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça6 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde6 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito6 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades6 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





