Política
PF desiste de pedido de liberdade, e juiz mantém preso suspeito de hackear celulares
O juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, acolheu nesta quarta-feira (31) pedido da Polícia Federal (PF) e decidiu manter preso, por pelo menos mais um dia, Danilo Cristiano Marques, um dos suspeitos de envolvimento na invasão de celulares de autoridades.
A decisão do magistrado se deu após a PF apresentar à Justiça, no final da tarde, indícios de que Danilo tinha conhecimento de que Walter Delgatti Neto – conhecido como Vermelho – estava hackeando contas do aplicativo Telegram.
Mais cedo nesta quarta-feira, a própria Polícia Federal havia solicitado à Justiça Federal a suspensão da prisão temporária de Danilo – que expira nesta quinta (1º) – antes mesmo do encerramento do prazo. A corporação, responsável pelo inquérito que investiga a invasão de celular, havia sugerido a substituição da prisão de Danilo por medidas cautelares.
Morador de Araraquara (SP), Danilo foi preso temporariamente na semana passada pela Operação Spoofing, da Polícia Federal, acusado de envolvimento no hackeamento das contas do Telegram. Além de Danilo e Walter Delgatti Neto, os policiais federais também prenderam na ocasião o DJ Gustavo Henrique Santos e mulher dele, Suelen Priscila de Oliveira.
No pedido de revogação da prisão temporária, o delegado da PF Luís Flávio Zampronha argumentou que Danilo – até então considerado apenas um “testa de ferro” de Walter Delgatti – já havia prestado todos os esclarecimentos e, por isso, a prisão não era mais necessária, desde que substituída por algumas medidas cautelares, como a proibição de contato com qualquer outro investigado e de sair de onde mora sem autorização da Justiça.
Horas depois, o próprio Zampronha solicitou ao juiz da 10ª Vara Federal, por e-mail, a reconsideração do pedido de liberdade. Na mensagem, o delegado informou ao magistrado que haviam surgido evidências, a partir da análise do celular de Danilo apreendido quando ele foi preso, de que ele tinha conhecimento dos hackeamentos de contas do Telegram feitos por Walter Delgatti Neto e também de supostas fraudes bancárias.
No despacho que determinou a manutenção da prisão temporária de Danilo, o juiz de Brasília justificou a decisão com o argumento de que, em meios às novas provas obtidas pela PF, foi observada “intensa troca de mensagens” que indicariam que Danilo participou de fraudes bancárias.
“A autoridade policial encaminhou novo e-mail […] diante da colheita de novos elementos (espelhamento de arquivos de mensagens e conversas armazenadas no aparelho celular do investigado), constatou que Danilo Marques tinha conhecimento das invasões a contas de aplicativos Telegram que eram realizadas por Walter Delgatti Neto (inclusive foi observada intensa troca de mensagens indicativas da participação de Danilo em fraudes bancárias juntamente com outras pessoas, razão pela qual revê seu posicionamento e solicita a manutenção da custódia temporária ao menos até o encerramento de seu prazo (01/08/2015).”
Na última segunda (29), o Ministério Público Federal (MPF) prorrogou por 90 dias a investigação sobre a ação de hackers. A prorrogação sem aval da Justiça foi possível porque pedido da Polícia Federal ao MPF foi feito antes da prisão dos quatro investigados pela invasão de telefones de autoridades.
G1
Política
Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.
Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.
O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.
Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)
-
Cidades4 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito4 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade4 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente4 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça4 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde4 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito4 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades4 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador






Você precisa estar logado para postar um comentário Login