Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Polícia Civil realiza atividades de prevenção as ocorrências de bullying nas escolas públicas de VG

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Adolescente (Dea) de Várzea Grande, vem realizado na região, ações de cunho preventivo e direcionadas para alunos de escolas municipais e estaduais.

Ao todo 650 alunos participaram das atividades e palestras desenvolvidas pela equipe da Dea, nos meses de setembro e outubro, nas E. M. Marilce Benedita de Arruda, E. E. Profª. Arlete Maria da Silva, E. E. Irene Gomes de Campos e no pelotão do Projeto Bombeiro do Futuro.

O trabalho passou a ser realizado com o surgimento de demandas acerca de bullying e violência virtual, nas unidades da rede de ensino em Várzea Grande, e visa orientar a comunidade escolar sobre possíveis condutas que podem resultar na responsabilização das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O delegado da Dea, Nilson André Farias de Oliveira, destacou a importância de se levar o debate sobre a violência os estudantes, em especial o bullying e, em que alternativas de resolução de problemas sejam colocadas, inclusive o encaminhamento para outras instituições, ou outros profissionais, dos casos identificados como impossíveis de serem resolvidos no interior da escola.

Leia Também:  Polícia Militar tem aprovação de 92% da população de Várzea Grande

“O bullying é violência contra a pessoa, que muitas vezes não deixa marcas e nem indícios suficientes para uma tipificação penal”, destacou o delegado.

Já o chefe de operações da delegacia, Otniel Oliveira, explicou que a estratégia é fazer frente ao aumento significativo de ocorrências que tem chegado na unidade. Para ele, o contexto das abordagens com os alunos é oportunizar um diálogo franco.

“A questão do bullying e cyberbullying não se tratar apenas de simples brincadeira, mas sim de uma violência perversa cuja prática é equiparável aos atos infracionais contra a honra”, completou o investigador.

Para o coordenador da Escola Estadual Arlete Maria, Welington Amaral, a iniciativa da Dea está ao encontro do artigo 12 da Lei nº 9.392, ao determinar que todos os estabelecimentos de ensino terão como incumbência promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying) e estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.

“Os conceitos abordados pelos policiais civis apontam para a construção de um ambiente de respeito por todos, sobretudo por orientar aos participantes a buscar apoio para combater bullying e cyberbullying”, enalteceu o coordenador.

Leia Também:  Padrasto preso por atirar em enteados de 13 e 16 anos que tentavam defender a mãe é autuado pela polícia em MT

As palestras ministradas nas escolas para estudantes do ensino fundamental, entre 12 a 15 anos, foram ministradas pelos policiais civis, Ademar Torres e Raquel Santos, lotados na Dea.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Policiais militares salvam menina de 7 anos engasgada com moeda

Uma menina de 7 anos foi socorrida por policiais militares após se engasgar com uma moeda, na segunda-feira (14), em Glória D’Oeste, a 304 km de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Militar, a criança foi levada pela mãe até a base da corporação em estado crítico, quase inconsciente, sem conseguir respirar e apresentando sinais de asfixia.

A ação dos policiais foi registrada por uma câmera de segurança do local, que flagrou o momento em que os militares realizam as manobras de desengasgo até que a menina recuperasse a consciência.

Conforme relato do pai à polícia, o acidente aconteceu enquanto a criança assistia televisão. Após engolir a moeda, ela correu até os pais, que estavam no quintal da residência, demonstrando dificuldade para respirar.

Uma soldado iniciou imediatamente as manobras de desobstrução das vias aéreas, utilizando a técnica de Heimlich. Um sargento também auxiliou no atendimento, realizando novas tentativas, inicialmente sem sucesso.

Diante da situação, os policiais adotaram outra técnica, inclinando a criança e aplicando compressões nas costas. Com isso, conseguiram retirar parcialmente o objeto, permitindo que a menina voltasse a respirar e recuperasse parte da consciência.

Leia Também:  Polícia Civil esclarece homicídio de travesti em Colniza e prende envolvido no crime

Como a moeda ainda permanecia alojada na garganta, a criança foi encaminhada à Unidade Básica de Saúde do município. Após avaliação médica, foi constatado que o objeto estava localizado atrás da traqueia.

Diante da gravidade, a menina foi transferida com urgência para o Hospital Regional de Cáceres. Segundo a unidade hospitalar, ela passou por um procedimento de endoscopia digestiva alta, que confirmou e possibilitou a retirada de uma moeda de R$ 1 alojada na garganta

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA