Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Reconstruindo Sonhos inicia novas turmas em Cuiabá e Nortelândia

Será realizado nesta segunda-feira (21), às 9h, na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, em Cuiabá, o lançamento da segunda turma do Projeto Reconstruindo Sonhos, com a participação de 20 reeducandas. Desenvolvido em unidades prisionais de Mato Grosso, o projeto Reconstruindo Sonhos é  realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso com o apoio de várias instituições.

Dividido em duas etapas, o projeto começa com a realização de 12 encontros, que ocorrem uma vez por semana e abordam temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes.

Esta semana, o Reconstruindo Sonhos iniciou as atividades na Cadeia Pública Feminina de Nortelândia, município distante 232 km. de Cuiabá.  Com uma turma composta por 15 participantes, a iniciativa será desenvolvida em parceria com o Senar/MT. 

Várias autoridades participaram do lançamento do projeto no município, entre elas, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, o promotor de Justiça Arthur Yasuhiro Kenji Sato, a diretora da unidade prisional, Adriana Duarte Quinteiro, o prefeito Jocimar Fernandes, a representante do Sindicato Rural de Arenápolis e do Senar, Rafaela Regina Borges Dourado Botelho, e a superintendente de Política Penitenciária de MT, Gleidiane Custódio da Silva Assis. 

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

São parceiros do projeto o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária,  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR), Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OABMT), Conselho da Comunidade de Execução Penal de Sorriso (CONCEP), Conselho Comunitário de Segurança Pública de Sorriso (CONSEG), Fundação Nova Chance, Nova Acrópole Cuiabá e Instituto Ação Pela Paz.

Foto: SESP-MT
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.

A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.

A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.

Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.

Leia Também:  Judiciário inaugura Escritório Social nesta quarta-feira em Lucas do Rio Verde

“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.

Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA