Mato Grosso
Peça teatral é apresentada para cerca de 2 mil alunos
Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda, a 522 e 444 quilômetros de Cuiabá, respectivamente, foram os primeiros municípios a receber o projeto “Prevenção Começa na Escola” nesta semana. Cerca de duas mil crianças e adolescentes assistiram à peça Inocentes Pétalas Roubadas, da Cia. Vostraz, nas duas cidades. A iniciativa é da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente.
O procurador de Justiça titular da Especializada, Paulo Roberto Jorge do Prado, explica que em cada cidade são realizadas duas apresentações, sendo uma para escolas da zona rural e outra para as urbanas. “A defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente é uma prioridade, principalmente no cenário pós-pandemia, em que acompanhamos um aumento nos índices de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes”, ressaltou.
Em Pontes e Lacerda, segundo a promotora de Justiça Mariana Batizoco Silva Alcântara, além dos estudantes, que lotaram o Espaço Celebrai, onde o espetáculo foi realizado, toda a rede de proteção esteve presente. “É uma iniciativa muito importante, capaz de transformar vidas, e contar com a presença de toda a rede de proteção foi um sucesso”.
Ainda esta semana, a peça teatral será apresentada nos municípios de Jauru (06/10) e Cáceres (07/10). No primeiro, o evento acontecerá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Já em Cáceres, ocorrerá na Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto de Arruda e na Escola Municipal 16 de Março (Núcleo Sadia).
Ainda em outubro, o projeto será levado para as cidades de Sinop (24/10), Colíder (25/10) e Cláudia (26/10). Em novembro, serão visitadas escolas em São Félix do Araguaia (07/11), Água Boa (08/11) e Paranatinga (09/11). Na última etapa as apresentações ocorrerão em Sapezal (21/11) e Diamantino (22/11).
Fonte: MP MT
Cidades
Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.
A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.
A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.
Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.
“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.
Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





