Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Nosso Judiciário retoma atividades com acadêmicos


 
A primeira edição do projeto Nosso Judiciário de 2022, com a apresentação do Tribunal de Justiça a acadêmicos do curso de Direito, foi realizada nesta terça-feira (5 de março), com alunos da Unic Pantanal.
 
Os estudantes visitaram o Plenário Desembargador Wandyr Clayt Durarte, onde são realizadas as sessões presenciais do Tribunal Pleno, percorreram os corredores do Palácio da Justiça, tiveram palestra sobre o Órgão Especial, Processo Judicial Eletrônico (PJe), aprenderam diversos conteúdos da Coordenadoria Judiciária e foram recebidos por um magistrado no Espaço Memória.
 
“Achei muito importante para aperfeiçoar nosso conhecimento, ter a parte prática necessária, para vermos como funciona o sistema e fazer brilhar nossos sonhos futuros. Estou encantada, achei tudo lindo, amei a experiência”, afirmou a estudante Suellen dos Santos Sousa, 20 anos, que está no 5º semestre e tem o desejo de ser magistrada.
 
O juiz auxiliar da Presidência Paulo Márcio Soares de Carvalho compartilhou sua experiência como magistrado e discorreu sobre diversos assuntos, desde as características do estado de Mato Grosso, produtividade dos tribunais, prestação jurisdicional, dentre outros.
 
“Eu conheço todas as comarcas de Mato Grosso. Somos um estado muito peculiar, em que os conflitos são diversos e cada vez mais crescentes, de forma que o Judiciário não dá conta de tudo. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso conseguiu obter o selo ouro, forjado com nosso sangue, de magistrados, servidores, advogados, acadêmicos. Estamos vivendo um momento histórico e vocês são parte disso”, discursou.
 
Ao todo, participaram da iniciativa 26 alunos do 4º ao 10º semestre, que saíram com a experiência presencial e ainda com um glossário jurídico para apoio pedagógico. Os servidores Neif Feguri, Bruno José Fernandes e Antonio Cegatti conduziram o trabalho.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Primeira imagem: Foto horizontal com 15 pessoas visitando o Espaço Memória. Vemos o servidor Neif de camisa branca com o braço esticado explicando, vários púlpitos com documentos históricos dentro de vidros e um plenário da década de 1960 que compõem o espaço.
 
Segunda imagem: Foto horizontal da estudante Suellen com olhar atento ao palestrando, segurando caneta azul e papel branco. Ela veste um terninho azul marinho, tem cabelos pretos e lisos.
 
Terceira imagem: Foto vertical do juiz Paulo Márcio explanando aos alunos. Ele veste terno preto, camisa branca e gravata. Tem cabelos grisalhos e usa óculos. Ao fundo vemos bandeiras do Brasil e de Mato Grosso.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Poder Judiciário articula criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica em Chapada
Propaganda

Cidades

Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.

A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.

A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.

Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.

Leia Também:  Magistrado do TJMT fala sobre novas tecnologias e inteligência artificial para pesquisadores da UFMT

“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.

Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA