Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário instala Conselho da Comunidade de Várzea Grande

A primeira reunião de instalação do novo Conselho da Comunidade da Execução Penal de Várzea Grande será realizada no dia 13 de março (segunda-feira), às 13h30, de forma virtual. A convocação foi feita pelo juiz coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT), Geraldo Fidélis.
 
A instalação do Conselho da Comunidade de Várzea Grande integra uma série de ações promovidas pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), e foi definida após reunião entre o supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, o coordenador do Grupo, juiz Geraldo Fidélis, o prefeito de Várzea Grande, secretários municipais, representantes da Secretaria de Administração Penitenciária, Fundação Nova Chance, do Conselho da Comunidade de Cuiabá e Várzea Grande, a presidente da Federação dos Conselhos do Estado de Mato Grosso e diretores das unidades prisionais Centro de Ressocialização de Várzea Grande e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas.
 
Entre as metas do conselho, está o acompanhamento das condições de cumprimento da pena e a garantia de que as pessoas privadas de liberdade terão acesso às politicas públicas.
 
Na reunião também foram debatidas soluções para melhorias nas condições das unidades prisionais, e a adoção de politicas de reinserção social, como a qualificação profissional e propostas relacionadas a ofertas de emprego aos privados de liberdade e egressos do sistema.
 
Também ficou definida a implantação do Escritório Social em Várzea Grande. O Escritório Social é um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, responsável por realizar o acolhimento e encaminhamento das pessoas egressas ou pré-egressas do sistema prisional e seus familiares.
 
O objetivo é promover a individualidade do atendimento, a mobilização de instituições e a formação de redes no território, para assim possibilitar a oferta permanente aos reeducandos e familiares de atendimentos individuais, oficinas e atividades relacionadas ao trabalho, cultura, educação e lazer. Idealizado pelo CNJ, o Escritório Social em Mato Grosso já está em funcionamento nos municípios de Araputanga, Cuiabá, Jaciara, Mirassol d’Oeste, Rondonópolis e Sinop.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sema-MT inicia implantação do novo sistema para controle e rastreabilidade da madeira
Propaganda

Cidades

Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.

A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.

A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.

Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.

Leia Também:  Mais eficiência: secretarias dos juizados especiais de Cuiabá e Várzea Grande serão unificadas

“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.

Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA