Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário realiza reunião para promover empregos aos reeducandos

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) realizou na tarde de quinta-feira (26 de janeiro), na sede do Escritório Social da Capital, reunião com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Governo de Mato Grosso, para tratar sobre a geração de empregos aos reeducandos no Estado.
 
O primeiro encontro de alinhamento contou com a participação da responsável pelo eixo ‘Empregabilidade de Egressos e Pré-Egressos’ do GMF, juíza Célia Regina Vidotti, e do secretário da Seciteci, Allan Kardec Benitez, que juntos dialogaram sobre soluções para a capacitação profissional e a disponibilização de vagas não preenchidas no mercado de trabalho para pessoas privadas de liberdade.
 
Dentre as muitas propostas abordadas, a reunião inicial teve o objetivo de tratar sobre a elaboração de um projeto, em parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo de Mato Grosso, para realização de um workshop com empresários do Estado, apresentando os benefícios e as possibilidades na contratação de reeducandos do sistema fechado, pré-egressos e egressos do sistema carcerário.
 
Para a líder do eixo ‘Empregabilidade de Egressos e Pré-Egressos’, do GMF, juíza Célia Regina Vidotti, esta é uma excelente oportunidade para que os empresários auxiliem no processo de ressocialização social e tenham economia em suas despesas, aproveitando os benefícios presentes nos impostos desse modelo de contratação.
 
“Nós já temos muitos empresários interessados e utilizando a mão de obra de reeducandos, então queremos fazer esse workshop para que possamos apresentar à sociedade e aos demais empresários como funciona esse projeto ambicioso”, destaca a magistrada.
 
“Nós precisamos ressocializar e profissionalizar as pessoas que estão dentro das unidades prisionais, em todos os regimes. Além da educação, promoveremos cursos de capacitação e empregos reais, para que esse reeducando de fato seja reinserido. A sociedade precisa entender que nós temos que fazer a nossa parte”, pontua a responsável pelo eixo do GMF.
 
O secretário de Estado da Seciteci, Allan Kardec Benitez, afirmou que a pasta tem a missão de qualificar a mão de obra dos reeducandos para que eles não reincidam no crime. “Acredito que agora temos estratégias práticas para ofertar ao GMF a expertise da Seciteci, colocando à disposição nossa área da qualificação profissional em busca dos empregos disponíveis.”
 
“Vamos disponibilizar o mapa do emprego, com os dados em um sistema de ‘BI’ (Business Inteligence), para que o GMF acesse onde estão os empregos, junto com as outras secretarias, para que as empresas saiam desse temor de contratar a mão de obra reeducanda”, acrescenta Allan Kardec.
 
Durante o encontro foram apresentados alguns cases de sucesso realizados em outras unidades federativas do país e também o interesse de empresas do Estado na construção de fábricas dentro de unidades prisionais de Mato Grosso.
 
Estiveram também presentes na reunião a coordenadora do Escritório Social de Cuiabá, Beatriz de Fátima Dziobat, o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Abadio José da Cunha Junior, e membros da equipe do GMF.
 
GMF – O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso pertence ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso e é supervisionado pelo desembargador Orlando de Almeida Perri e coordenado pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto.
 
Entre os objetivos estratégicos do GMF para este ano, está a promoção e integralização de seis mil privados e privadas de liberdade na educação básica regular e a promoção e inserção desse mesmo público no mercado de trabalho com empregabilidade e renda.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 01 – Foto colorida dos participantes da reunião entre GMF e Seciteci, sentados em uma grande mesa de madeira. Imagem 02 – Foto colorida da juíza Célia Regina Vidotti, sentada à mesa. Ela tem a pele branca, cabelo loiro preso e está com um vestido preto.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Atendimento presencial em Campo Novo do Parecis está suspenso para manutenção predial preventiva
Propaganda

Mato Grosso

Dois senadores na corrida pelo Executivo: Flávio Bolsonaro reforça apoio a Wellington Fagundes em Mato Grosso

 

Candidato à Presidência pelo PL grava mensagem ao lado de Wellington, pede votos ao correligionário para o Governo de Mato Grosso e reforça integração entre o projeto nacional e a campanha estadual do partido

A reta final da campanha eleitoral de 2026 coloca dois senadores do Partido Liberal em disputas pelo Poder Executivo. Enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) concorre à Presidência da República, Wellington Fagundes (PL-MT) disputa o Governo de Mato Grosso.

Nesta quinta-feira (24), Flávio gravou uma mensagem direcionada aos eleitores mato-grossenses e pediu votos para Wellington, reforçando publicamente o apoio da direção nacional do partido à candidatura estadual.

Na gravação, Flávio apresentou Wellington como integrante do projeto eleitoral do PL em Mato Grosso e vinculou sua candidatura presidencial à disputa pelo Palácio Paiaguás.

Além de Wellington, Flávio Bolsonaro também pediu apoio ao deputado federal José Medeiros (PL) na disputa pelo Senado, reforçando a composição apresentada pela legenda aos eleitores mato-grossenses.

Apoio nacional ganha espaço na campanha

O gesto ocorre em um momento em que Wellington Fagundes procura ampliar a participação de lideranças nacionais em sua campanha.

Nos últimos dias, o senador recebeu manifestações públicas de apoio de nomes como Rogério Marinho, Sérgio Moro, Bia Kicis e Marcos Pontes, entre outras lideranças ligadas ao campo político do PL.

A estratégia busca apresentar a eleição em Mato Grosso como parte de um projeto político mais amplo da legenda para 2026.

Leia Também:  Webinário irá debater Agenda 2030 e Cidadania no Poder Judiciário

No vídeo divulgado nesta semana, Flávio Bolsonaro afirmou que o grupo apresentado pelo partido pretende promover mudanças tanto no cenário nacional quanto estadual.

A declaração integra o discurso político da campanha e reforça a tentativa de aproximar a candidatura de Wellington do eleitorado que acompanha o projeto nacional do PL.

Wellington deixa Senado para disputar Governo

Wellington Fagundes exerce mandato de senador por Mato Grosso e teve sua candidatura ao Governo oficializada pelo PL durante convenção estadual realizada neste ano.

Na mesma ocasião, o partido confirmou José Medeiros como candidato ao Senado.

Com isso, a campanha reúne uma situação de destaque no cenário eleitoral: dois senadores do mesmo partido disputam cargos no Executivo, um em âmbito nacional e outro estadual.

Flávio Bolsonaro busca chegar ao Palácio do Planalto, enquanto Wellington Fagundes tenta assumir o comando do Governo de Mato Grosso.

Disputa pelo eleitorado ligado ao PL

O apoio público de Flávio também ganha importância diante da disputa pelo eleitorado identificado com o PL e com o grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em Mato Grosso, diferentes lideranças vêm buscando consolidar espaço dentro desse campo político, especialmente na reta final da campanha.

A manifestação de Flávio Bolsonaro em favor de Wellington torna mais clara a posição adotada pelo candidato presidencial dentro da disputa estadual.

A estratégia procura criar uma identificação direta entre as candidaturas do partido em nível nacional e estadual.

Leia Também:  Inglaterra derrota Gales e avança em primeiro no Grupo B

Bolsonaro já havia apoiado Wellington

A aproximação de Wellington com o núcleo nacional do PL não começou nesta semana.

Ao longo do período pré-eleitoral, o senador mato-grossense divulgou manifestações de apoio recebidas do ex-presidente Jair Bolsonaro para sua candidatura ao Governo.

Segundo declarações feitas anteriormente por Wellington, Bolsonaro defendia uma candidatura alinhada dentro do mesmo campo político em Mato Grosso, envolvendo Wellington na disputa pelo Governo e José Medeiros na corrida ao Senado.

Agora, na reta final da campanha, Flávio Bolsonaro reforça essa posição ao pedir diretamente o voto dos eleitores mato-grossenses.

Campanha entra nos últimos dias

Com a aproximação da votação, os candidatos intensificam agendas, reuniões, vídeos, visitas ao interior e participação de lideranças nacionais.

Para Wellington Fagundes, o apoio explícito de Flávio Bolsonaro passa a ocupar espaço importante na estratégia eleitoral, especialmente entre eleitores que acompanham o projeto nacional do PL.

Ao mesmo tempo, a disputa pelo Governo de Mato Grosso segue envolvendo diferentes candidaturas, propostas e grupos políticos.

O movimento desta semana, porém, deixa clara a estratégia adotada pelo Partido Liberal nesta fase final da eleição: aproximar as campanhas de Flávio Bolsonaro à Presidência e de Wellington Fagundes ao Governo de Mato Grosso, apresentando ambas como integrantes de um mesmo projeto político para 2026.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA