Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Distribuição de mudas do Projeto Verde Novo tem grande procura em shopping de Cuiabá

O Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, distribuiu 2 mil mudas de árvores nativas e frutíferas às pessoas que passaram pelo Shopping Pantanal na manhã desta quarta-feira (21 de setembro), quando se comemora o Dia da Árvore.
 
Houve até fila no Espaço Sustentabilidade do centro comercial, onde foram entregues até duas mudas por pessoa, com as opções de levar para casa as espécies nativas ipê branco, cumbaru, paineira e cedro rosa ou as frutíferas pitanga, pitomba, bacupari, maracujá e goiaba.
 
A moradora do bairro Jardim Itapuã Sueli Gomes Aldaves procurou o projeto para tentar viabilizar uma ação de conscientização ambiental no bairro, que está crescendo, se desenvolvendo e precisa dessa atenção especial.
 
“Eu já conheço o trabalho do Verde Novo, que é um trabalho de excelência. Consciencia ambiental para os jovens e as crianças como um trabalho preventivo e penso que também é uma oportunidade de levarmos plantas frutíferas para a nossa comunidade. Se você tem uma fruta já ajuda para fazer um suco ou uma vitamina. Esse trabalho é maravilhoso”, afirma Sueli.
 
Sua amiga, a professora Rosemere, também esteve no shopping e levou mudas de paineira e pitomba, que irá plantar em sua chácara no Coxipó do Ouro, onde houve muita degradação ambiental. “Lá o rio está seco, tiraram muitas árvores, então é uma oportunidade de reflorestar onde tiraram árvores nativas”, frisa.
 
Além do Shopping Pantanal, também foram distribuídas 1.000 mudas de espécies nativas e frutíferas aos clientes do Estação Shopping, em Cuiabá.
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: fotografia vertical colorida das mudas dispostas em sacolas de papelão.
Segunda imagem: fotografia vertical colorida da moradora Sueli segurando as mudas que recebeu do Verde Novo.
Terceira imagem: fotografia horizontal colorida do público fazendo fila na vitrine do Espaço Sustentabilidade para pegar mudas.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM prende três pessoas por tráfico de drogas em Várzea Grande
Propaganda

Cidades

Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.

A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.

A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.

Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.

Leia Também:  Polícia Civil prende mais um alvo da Operação Avalanche em Várzea Grande

“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.

Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA