Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Silval empresta R$ 720 mi do BB para reformar e fazer pontes de concreto

silvalApós quatro anos de planejamento, o governador Silval Barbosa (PMDB) assinou ontem (27) os convênios necessários para a construção de pontes de concreto e recuperação de estradas nos municípios do interior do Estado.

As obras fazem parte dos programas Pró-Concreto (pontes) e Pró-Restauração (rodovias) e totalizam R$ 720 milhões financiados pelo Banco do Brasil. O prazo para quitar o valor é de 20 anos, com carência de cinco. Dessa forma, o Governo de Mato Grosso só começará a pagar a dívida a partir de 2019. Ou seja, o governador a ser eleito em 2018 é quem vai começar a pagar a dívida.

Os convênios foram autorizados no início do ano pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no entanto, a tomada do empréstimo havia sido aprovada pela Assembleia desde 2012. Só agora, após licitação, o projeto começa a sair, de fato, do papel. Silval lembra que as negociações com o Banco do Brasil iniciaram em 2011 e que depois das licitações houve a liberação das licenças ambientais para que, em seguida, fossem buscadas as linhas de financiamento.

Leia Também:  Feira da Lua de Alto Paraguai tem show de Nico e Lau

O governador destaca que o novo financiamento vai contemplar um programa arrojado de substituição de pontes de madeira e, também, o MT Integrado. “As pontes de madeira que, todos os anos, durante o período de chuva, apresentam problemas, agora serão substituídas por pontes de concreto”, comenta. Serão R$ 470 milhões para a construção de 230 pontes em diversas regiões do Estado onde programa é realizado. E outros R$ 250 milhões para restauração de rodovias, aquelas que estão bem desgastadas, algumas com mais de 30 anos.

Pontua que os juros do Banco do Brasil são acessíveis e que com o prazo de 25 anos para pagamento, incluindo os cinco anos de carência, o governador eleito Pedro Taques (PDT) construirá as pontes sem ter de pagar nenhuma parcela.

De acordo com informações do governo, existem 3,2 mil pontes de madeira em Mato Grosso, sendo que a primeira parte do programa irá substituir 230 nas rodovias contempladas com o MT Integrado. O secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio Oliveira, afirma que 12 rodovias estão com o piso bastante danificado, com mais de 30 anos de uso. Citou como exemplo as rodovias entre Jaciara, Dom Aquino e Campo Verde e entre Primavera e Paranatinga. “As obras já estão licitadas e agora, com a assinatura do termo de financiamento, os projetos serão encaminhados ao Banco do Brasil. A expectativa é que algumas delas possam começar ainda este ano”, adianta.

Leia Também:  Chuva causa apagão, alagamento e deixa 7 mil desabrigados em Cáceres/MT

O divisor

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bebê nasce em vaso sanitário em Nova Mutum e polícia desconfia da mãe
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA