Destaque
Servidores do Detran, médicos e professores param atividades hoje
A Frente de Luta e Defesa dos Serviços Públicos e dos direitos dos/as Trabalhadores/as que reúne servidores da educação em Mato Grosso, do Departamento Estadual de Trânsito e médicos, realiza a partir de 12h30 de hoje, 17 de junho, ato público na praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá. Em protesto contra falta de estrutura para atuação e reajuste salarial, os serviços nas 748 escolas estaduais e na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foram suspensos.
O Fórum divulgou uma carta manifesto torna público o descontentamento e o repúdio dos servidores públicos, à política estadual. Na apresentação foram citados pelos representantes sindicais a precarização e falta de estrutura é comum a todas as categorias e tem levado a diversas paralisações das categorias, entre elas a Universidade de Mato Grosso.
O presidente da Associação dos Docentes da Unemat, Leonir Bolf, destacou que a grande preocupação está no desrespeito ao cumprimento de preceitos constitucionais (Federal e Estadual) e outros direitos desrespeitados. “Isso nos preocupa muito porque abre precedentes para o futuro em termos outros direitos desrespeitados como servidores públicos”, disse.
O Governo do Estado garantiu o pagamento de 3,11% do Reajuste Geral Anual (RGA) na folha do mês de maio e, após reunião com Fórum dos Servidores (que representa 24 categorias) definiu quanto ao pagamento da outra metade do valor em novembro. Durante reunião com o Fórum Sindical, o Executivo estadual ainda se comprometeu a pagar em janeiro de 2016 o valor retroativo dos meses de maio a outubro, em uma única parcela.
A Secretaria de Gestão de Mato Grosso informou que está aberto ao diálogo com a classe, mas não há nenhuma nova proposta para as categorias que não acataram o projeto apresentado.
Olhar Direto
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar







Você precisa estar logado para postar um comentário Login