Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Número de acidentes de trabalho com mortes cresceu 32%

Mato Grosso registrou, no ano passado, 108 acidentes de trabalho com mortes. O número é 32% maior que o verificado em 2017, conforme informações do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Na última quarta-feira (24), o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, responsáveis pelo desenvolvimento do Observatório, divulgaram os dados atualizados até 2018.

No Brasil, foram 2,022 mil mortes contabilizadas no ano passado, 30 a mais que em 2017. Apesar da pequena variação, foi a primeira vez, desde 2013, que o número voltou a subir. Até então, seguia uma trajetória de forte queda.

As informações revelam que Mato Grosso ocupa a 11º colocação no ranking nacional de acidentes de trabalho no acumulado dos últimos sete anos. De 2012 a 2018, foram registrados cerca de 70 ocorrências no estado, ou 2% do total verificado no Brasil. São Paulo (37%­­), Minas Gerais (10%) e Rio Grande do Sul (8%) figuram nas primeiras posições.

No mesmo período, ocorreram 4,5 milhões de acidentes e doenças que vitimaram trabalhadores, com um gasto previdenciário estimado em R$ 80 bilhões, somente com despesas acidentárias. Ao todo, foram cerca de 17 mil mortes.

Leia Também:  Sagui recém-descoberto em área de desmatamento na Amazônia em MT enfrenta ameaça de extinção

Setores atingidos

Em relação a Mato Grosso, os dados atualizados pelo Observatório indicam que o setor de abate de animais é que mais contabiliza acidentes. De 2017 a 2018 foram 13 mil, ou 18% do total de ocorrência no estado. Entre os tipos de lesões mais comuns, a fratura figura na primeira colocação: Foram cerca de 17 mil, seguida por cortes e lacerações, com 15 mil, e contusões e esmagamentos, com 8 mil. Aproximadamente 1,4 mil trabalhadores sofreram amputações.

28 de abril

Este domingo, 28 de abril, marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída pelo Organização Internacional do Trabalho (OIT) como forma de chamar a atenção da sociedade para o problema no mundo.

No Brasil, o mês de abril também marca o desenvolvimento de ações de sensibilização para o tema, com a campanha Abril Verde.

O TRT de Mato Grosso desenvolve uma série de ações no estado com foco na prevenção desde 2013, como palestras em escolas e canteiros de obras. Este mês, o foco foi os trabalhadores que atuam nos serviços de saneamento na Capital. O alerta para os perigos dos acidentes e para a necessidade de respeito às normas de segurança e de uso de EPIs, por exemplo, chegou às obras da ETA Sul e a gestores de empresas terceirizadas que prestam serviços para a concessionária Águas Cuiabá. O Tribunal também investiu em campanhas de divulgação de mídia, com a sugestão de entrevistas e reportagens na mídia local.

Leia Também:  Pais e amigos fazem campanha para bebê que precisa de novo coração

Mato Grosso Mais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pais e amigos fazem campanha para bebê que precisa de novo coração
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA