Cidades
Webinar debate maior operação de combate a incêndios florestais em Mato Grosso
A 1ª Webinar do Fogo/2023 começa às 14h e será transmitida aqui pelo Google Meet.
Os palestrantes serão o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente coronel do Corpo de Bombeiros Marco Aurélio Aires; o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Eder Toledo, e o secretário adjunto de Proteção de Defesa Civil, tenente coronel do Corpo de Bombeoros Luis Claudio Pereira da Cruz.
Especialistas em gestão ambiental e operacional do combate a incêndios florestais, eles vão compartilhar experiências e conhecimentos para aprimorar cada vez mais as estratégias de prevenção e resposta a eventos similares no futuro e debater as ações realizadas na operação e pós operação, visando a preservação do patrimônio natural e das comunidades afetadas.
O objetivo é promover um espaço de troca de informações e ideias, estimulando o engajamento da sociedade civil, do setor público e privado e instituições acadêmicas.
A videoconferência será mediada pelo secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, Dércio Santos da Silva, que é coronel de Corpo de Bombeiros.
Serviço:
1ª Webinar do Fogo/2023
Assunto: Pantanal II, maior operação de combate a incêndios florestais de Mato Grosso
Palestras : Sema, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil
Data: 07.08 (segunda-feira)
Horário: 14h
Link de acesso: https://meet.google.com/mer-ksdy-atk
Fonte: Governo MT – MT
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





