Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

SSPDS realiza videoconferência com gestores de Mato Grosso para apresentar projetos cearenses na segurança pública

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e o superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, realizaram na manhã desta quarta-feira (31), uma videoconferência com o secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT), Alexandre Bustamante. O objetivo da iniciativa foi apresentar para os representantes do governo mato-grossense, os projetos desenvolvidos pela segurança pública do Ceará e como o Estado tem capitaneado a expansão das ferramentas para todo o País.

“Eles já conhecem o projeto nacional e sabem de tudo que vem sendo construído pela segurança pública do Ceará na parte de inteligência artificial. Eles queriam entender os detalhes das ferramentas, e porque o Estado foi selecionado como modelo para todo o País, entre as mais de 100 iniciativas públicas e privadas”, destacou André Costa.

No último mês de maio, Alexandre Bustamante participou da LXXIV reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp), que ocorreu em Fortaleza. Durante o encontro, os secretários do Mato Grosso e de mais nove estados brasileiros visitaram as dependências da SSPDS, na Capital, onde conheceram de perto as iniciativas que tem sido fundamental para obter os resultados positivos nos indicadores criminais do Ceará.

Leia Também:  Sema-MT apresenta à ALMT estudos que amparam proibição da pesca entre outubro e janeiro

Na reunião de hoje, o secretário da SSPDS e o superintendente da Supesp mostraram desde a estruturação do Big Data “Odin”, o armazenamento de dados, a construção das ferramentas com a Universidade Federal do Ceará (UFC), até a forma como as soluções tecnológicas foram aplicadas estrategicamente nos territórios.

Além da área da segurança pública, por parte do Estado mato-grossense, também participaram profissionais e gestores de outras pastas, como a Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso. “Foi uma reunião bem produtiva. Eles querem agilizar o processo de integração de bases de dados com Estado do Ceará. Para nós, é fundamental, porque o Mato Grosso é um Estado fronteiriço. Por isso, as informações que obteremos sãode suma importante para melhorar nossas ações, de forma que consigamos combater os crimes com mais eficiência e inteligência”, finalizou.

Troca de informações

No processo de desenvolvimento e aprimoramento de novas práticas, o Ceará já apresentou suas experiências com representantes doAcre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe; além de instituições federais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia Também:  Operação cumpre 18 ordens judiciais contra associação criminosa envolvida em roubo de soja em MT

Ceara GOV

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Secel abre inscrições de edital para ações em museus

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA