Sinop
Prefeitura realiza Mutirão da Cidadania e entrega mais dignidade para população em situação de rua
O Mutirão da Cidadania, realizado na Casa de Passagem, nesta terça-feira (22), teve alto aproveitamento dos serviços ofertados. O trabalho começou cedo para equipe de abordagem social, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que passou por diversos pontos da cidade convidando a população em situação de rua para participar da ação e aproveitar os serviços ofertados, além do café da manhã, almoço, entrega de kit higiene, apresentações culturais e muito mais.
Do público presente, nove pessoas aproveitaram para cortar o cabelo e uma delas decidiu doar o cabelo para uma entidade, outras 13 foram atendidas pela Defensoria Pública. Passaram pela equipe de saúde bucal 20 pacientes, 48 testes rápidos e 40 doses de vacinas foram aplicadas e realizadas quatro avaliações pelos profissionais da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O Mutirão ainda resultou no acolhimento temporário de 10 pessoas na Casa de Passagem. “Nosso objetivo é transformar a vida deles para melhor, ofertando não somente o acolhimento, mas de fato o desenvolvimento social, por meio dos serviços da Prefeitura e de todos os parceiros, da oferta de empregos, encaminhamento a cidade de origem, acolhimento temporário. Estamos à disposição de todos aqueles que necessitam da nossa ajuda”, destacou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
A coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destacou que o Mutirão foi pensado para homenagear o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado no último sábado (19). “Hoje nós fizemos esse evento estratégico para que tivéssemos adesão da população em situação de rua e que estão em trânsito pelo município. Aqui ofertamos os atendimentos pontuais e entendemos que essa atividade é estratégica para sensibilizar eles, é a porta de entrada para os serviços contínuos que ofertamos diariamente para essa população, tanto na assistência social com a oferta de acolhimento, quanto pela saúde e outras áreas”, detalhou.
Outro apontamento feito por Marilene, foi em relação ao trabalho de conscientização e sensibilização contínuo, que é realizado com as pessoas em situação de rua do município. “Muitos deles se recusam ao acolhimento na Casa de Passagem e nem conhecem o espaço, então o motivo de promovermos esse mutirão aqui é que conheçam a unidade, a equipe que atua aqui e também possam se sensibilizar a receber a acolhida. Também contamos com a participação das comunidades terapêuticas aqui do município, estão presentes na ação os representantes dessas entidades, momento oportuno para se aproximarem da população”, completou.
Scheila ainda destacou a parceria de instituições como Ministério Público, Defensoria Pública, forças de segurança, secretarias de Saúde, Cultura, comunidades de acolhimento, Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento a População em Situação de Rua (CIAMP), que atuam em conjunto com a Prefeitura. “É um sentimento de muita alegria realizar essa mobilização. O mutirão da Cidadania já aconteceu em outros momentos através da gestão do prefeito Roberto Dorner, que desde o início trabalha com olhar humanizado para população de Sinop, em especial as pessoas em vulnerabilidade social. Hoje realizamos mais uma edição aqui na Casa de Passagem, trazendo dignidade e oportunidade de vida às pessoas. Além das instituições, também tivemos aqui uma Escola de Cabeleireiros fazendo corte de cabelos deles”, concluiu a secretária.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Polícia
Homem é preso em parque em Sinop (MT) por passar a mão em menina de 13 anos

A 2ª Vara Criminal de Sinop no Nortão, manteve a prisão em flagrante que foi convertida em ‘prisão preventiva’, por estupro de vulnerável de um homem de 62 anos – preso, no último domingo (11), em um parque recreativo na Estrada Adalgisa. O inquérito é da Delegacia Especializada da Defessa da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso de Sinop (DEDMCAI) – comandado pela delegada Renata Evangelista.
Conforme despacho da Justiça, após análise, o crime caracterizou situação de flagrante e o suspeito vai responder em regime fechado, por estupro de estupro de vulnerável, com pena prevista para mais de 4 anos de reclusão, por se tratar de crime doloso, conforme [art. 217], do Código Penal.
O CRIME – Conforme apurado em primeira-mão por kb2notícias, o criminoso foi preso no domingo à tarde (11), após imagens terem sido analisadas por uma equipe responsável pelo local, após denúncia da própria vítima, que o homem havia passado a mão nela [de 13 anos].
Ainda consta que após a denúncia, o pai da menina, acompanhando de salva-vidas e funcionários buscaram pelo suspeito, porém, a sua localização só foi possível após imagens serem analisadas e constatar que em um trecho “foi possível notar o homem puxando a jovem”.
Que a denúncia foi efetuada pela própria vítima que banhava junto com outros adolescentes e detalhou a situação para a sua mãe. A Polícia Militar foi acionada, e ainda conseguiu apurar outra denúncia do mesmo suspeito contra uma mulher, também no local [que não chegou a registrar o caso].
Ainda no local, a segundo do suspeito teria sido preservada.
O homem foi preso ainda no parque, no final do expediente com a ajuda de salva-vidas e funcionários do local e acompanhado pela PM.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





