Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

SES realiza eventos sobre amamentação e alimentação complementar saudável

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, entre terça e quinta-feira (22 a 24.08), dois encontros para discutir amamentação e alimentação complementar saudável em Mato Grosso. Os eventos ocorrerão simultaneamente das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O 3º Encontro Mato-grossense de Amamentação e o 2º Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável buscam evidenciar a campanha Agosto Dourado, instituída pela Lei nº 12.111/23 e realizada anualmente para sensibilizar e incentivar o aleitamento materno.

Os encontros também ocorrem em celebração à Semana Mundial de Amamentação, criada em 1992 para o fortalecimento de ações de promoção, proteção e apoio à amamentação.

De acordo com o responsável técnico da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, a expectativa é de que 400 pessoas participem dos encontros.

“Encerramos as inscrições alguns dias antes do prazo porque atingimos o limite de público esperado. Isso deixa a equipe animada, visto que este é um tema necessário para a saúde e o bem-estar de toda a população. Então, é importante que o máximo possível de pessoas participem”, disse Rodrigo.

Durante os três dias de atividade, serão discutidos os avanços e desafios da amamentação e alimentação complementar saudável. “Vamos debater questões que envolvem mães e pais que trabalham, porque é preciso fortalecer a rede de apoio para os avanços e superação das dificuldades enfrentadas na implementação da temática no seio familiar”, informou Rodrigo.

Programação

No período matutino de terça-feira, o acolhimento e credenciamento iniciará às 7h e, às 8h30, haverá momento cultural com Thamy Azambuja entoando a música “Leite e Mel” – tema do Agosto Dourado, em Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeito de Nova Mutum/MT vai ao "Smart City" em Curitiba onde palestrou sobre as potencialidades da cidade

Às 9h, iniciam as palestras, sendo a primeira sobre “Amamentação: direito da mãe e pai trabalhador”, seguida do debate sobre “Promoção, proteção e apoio à amamentação nos territórios: impactos e desafios”.

Ainda pela manhã, haverá debate sobre as estratégias para a amamentação no trabalho e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável; o impacto das intervenções no parto sobre o bem-estar do recém-nascido e na amamentação e desenvolvimento infantil.

No período vespertino, às 14h, ocorrerão os seguintes minicursos: “o que as pesquisas nos mostram sobre os bebês e seus saberes”; “amamentação é legal: saiba como proteger a amamentação em seu município” e “práticas naturais e ecológicas para a gestação, parto, nascimento e amamentação”.

Na quarta-feira (23.08), às 7h, o espaço ‘ComVivência” contará com a exposição de experiências regionais e municipais em amamentação e alimentação complementar saudável, seguido do momento cultural com a apresentação da atriz e servidora da SES, Eloá Pimenta, e a exposição literária ‘Ler é viver’, com apresentação de e-books produzidos pelas estagiárias das equipes de promoção do Aleitamento Materno e da Alimentação e Nutrição.

Às 9h, haverá a apresentação “casais homoafetivos femininos: do pré-natal à co-lactação”; “amamentação na população trans, homens e mulheres transexuais e travestis” e “amamentação e justiça reprodutiva”. A programação da manhã encerra às 11h15 com uma discussão referente à amamentação em pessoas obesas e pós-bariátricas.

Leia Também:  MT Hemocentro e Hemorrede coletam 4,4 mil bolsas de sangue durante campanha

Das 14h às 18h, o evento segue com os minicursos: “aleitamento na população LGBTQIAPN+: terminologia, especificidades, co-lactação, indução de lactação”; “amamentação e saúde da população negra” e “freios orais e amamentação: impactos e evidências”.

Na quinta-feira (24.08), o grupo volta a se reunir às 7h no espaço de ‘ComVivência’, onde haverá exposição de experiências em amamentação e alimentação complementar saudável. Em seguida, haverá um momento sustentabilidade com o plantio do Ipê Amarelo, árvore símbolo da amamentação em Mato Grosso. Às 9h15, a atividade continua com um debate em que será discutido o tema “pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”, além da apresentação da “Iniciativa Hospital Amigo da Criança: vantagens e desafios”. O debate continua com uma ministração sobre “aleitamento materno e método canguru: qual a relação?”.

O período matutino encerra às 11h15 com uma palestra sobre a sedução do marketing e seu impacto sobre a prescrição de fórmulas infantis, além de um debate em torno da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças da Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) na prática da Vigilância Sanitária.

Às 14h, os participantes seguem com os minicursos: “fórmulas infantis industrializadas: marketing versus evidências”, “amamentação e aconselhamento” e “Método Canguru: um convite ao fortalecimento da rede de serviços para a efetivação de direitos”.

Mais detalhes dos encontros, dos palestrantes e outras informações podem ser obtidos aqui.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Alunos selecionados em programa de intercâmbio do Governo de MT viajam nos dias 25 e 26 de agosto

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA