Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Programa de Evolução Digital no Turismo de Mato Grosso é finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2023

O Programa de Evolução Digital no Turismo (PED Turismo), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, é finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2023, promovido pelo Ministério de Turismo. O PED Turismo concorre ao prêmio Iniciativas de Destaque, na categoria Gestão de Dados Inteligentes e Inteligência de Turismo.

“Nossa meta é fortalecer o turismo mato-grossense e essa posição de finalista é reflexo das ações que estamos realizando para que o nosso turismo cresça. Queremos atrair ainda mais turistas de fora do estado, dar visibilidade para Mato Grosso, bem como, gerar emprego e renda, por meio do turismo”, disse o secretário-adjunto de Turismo, Felipe Wellaton.

O PED Turismo é uma iniciativa do Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, desenvolvida pelo turismólogo Leandro Carvalho Lima na Secretaria Adjunta de Turismo.

“A indicação para o Prêmio Nacional do Turismo 2023 é uma satisfação e o reconhecimento pelo trabalho realizado com o PED Turismo MT. Utilizamos uma ferramenta da Alemanha, e que países como Dubai, Croácia, Suíça, Áustria, Abu Dhabi, além das Associações Europeia de Hotéis e Hospitalidade Britânica, já utilizam há algum tempo, porém, criamos algo novo nesse processo, como o Índice de Desempenho Turístico (IDTur). O IDTur contribui para medir a capacidade de interação dos locais monitorados no Programa, uma inovação nesse processo que está sendo reconhecido por isso”, afirmou o turismólogo.

Leia Também:  Ação educativa "Amigo da Rodada" será realizada nesta sexta-feira (27) em bares de Várzea Grande

O PED Turismo concorre com o Observatório de Turismo de Fortaleza, idealizado pela Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza e com o Sistema Especialista Turísticos (SET), da Smart Tour Brasil. Os vencedores do prêmio serão escolhidos pela pontuação final, obtida conforme os critérios do edital. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, momento em que o vencedor será anunciado.

Prêmio

O Prêmio Nacional do Turismo foi criado em 2018, pelo Ministério do Turismo, com o intuito de identificar, estimular e disseminar práticas de sucesso, realizadas no turismo brasileiro. A premiação busca reconhecer quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer-se como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil.

Na edição de 2023, serão premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias. Quanto aos profissionais, serão premiadas 09 categorias. Aos vencedores de cada categoria são entregues troféus ou medalhas, em caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro.

PED Turismo

O Programa de Evolução Digital no Turismo (PED Turismo), do Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, visa melhorar a presença digital dos atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e similares, equipamentos e destinos turísticos. Os locais e empresas são monitorados pela Plataforma de Gerenciamento de Reputação Online da TrustYou com base em avaliações e opiniões registradas por turistas, o intuito é a melhoria dos serviços prestados aos visitantes.

Leia Também:  Projeto apoiado pela Secel seleciona pequenos empreendedores para compor espaço colaborativo

A partir do PED Turismo MT, os gestores e empresários recebem relatórios com dados que permitem análises estratégicas, de modo a auxiliar as tomadas de decisão, como também potencializem investimentos para o setor.

Para efetivação do Programa, os empresários e gestores dos municípios estão recebendo capacitação sobre como melhorar a presença digital dos negócios turísticos. O Índice de Desempenho Turístico (IDTur) pode ser acessado aqui.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Projeto apoiado pela Secel seleciona pequenos empreendedores para compor espaço colaborativo

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA