Cidades
Obras na Avenida Archimedes Pereira Lima já estão com mais de 50% de sua execução
As obras de recuperação da Avenida Archimedes Pereira Lima – Estrada do Moinho – em Cuiabá, já superaram 50% de sua execução. No total, serão restaurados 4,5 km da avenida, entre a rotatória do bairro Boa Esperança e o início da trincheira do Complexo Viário do Tijucal, em um investimento de R$ 14,7 milhões por parte do Governo do Estado de Mato Grosso.
No momento, os trabalhos são executados no trecho localizado entre as lojas Moinho e Castelli, no sentido entre Boa Esperança e Tijucal. Outro local de obras está no sentido inverso, entre a trincheira e a ponte sobre o Rio Coxipó. À medida em que estes trechos forem sendo concluídos e liberados, os trabalhos seguirão para novos trechos da avenida.
O secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, explica que a recuperação é realizada por trechos, para causar menos transtornos à população que precisa passar pela região e menor impacto ao comércio local.
“Se nós fechássemos a Avenida inteira, poderíamos terminar a obra em menos tempo, mas acabaríamos atrapalhando a população e os comerciantes. Por isso, pedimos a compreensão de todos, porque estamos fazendo este trabalho para corrigir os problemas que existiam na Estrada do Moinho e garantir a segurança de motoristas e pedestres”, afirmou.
Ao longo de toda a avenida, o trabalho consiste em refazer e implantar sistemas de drenagem, bem como base e sub-base, correção de patologias e aplicação de asfalto novo. Alguns trechos precisam de correções maiores do que outros. Na extensão entre as duas pontes, este trabalho já foi realizado nas duas pistas da avenida.
Outra intervenção, que está sendo realizada, é o alargamento da ponte antiga sobre o Rio Coxipó, para permitir a passagem de pedestres e garantir um trânsito mais seguro. De acordo com o secretário Isaac, esta é uma intervenção que recebe um cuidado especial das equipes que estão no local, reforçando as encostas da ponte para evitar deslizamentos.
A obra está sendo executada pela empresa Fratello Engenharia Ltda, com a fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e previsão de término para março de 2023.
A duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima foi planejada dentro do pacote de obras da Copa do Mundo de 2014. No entanto, não foi totalmente concluída e apresentou diversos problemas no pavimento depois de algum tempo. Em julho de 2021, após diversas tentativas para resolver a questão, a Sinfra-MT rescindiu unilateralmente o contrato com a antiga empresa executora e uma nova licitação foi realizada para finalizar a obra e entregar a avenida em plenas condições de uso.
Fonte: GOV MT
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





