Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Estudantes vencedores do 17º Fetran recebem premiação no Cine Teatro Cuiabá

Oito grupos de teatro amador formado por alunos de escolas da rede pública e privada de Mato Grosso participaram da etapa estadual do 17º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) nesta quinta-feira (20.11), no Cine Teatro Cuiabá.

O evento é promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (SPRF-MT), que premiou os três primeiros lugares em 9 categorias. A premiação do Espetáculo Destaque, da etapa estadual, foi a mais aguardada por atores, diretores, e público, que lotou o teatro.

Na categoria Infantil, o 1º lugar foi para a peça ‘Formigueiro em Ação’, encenada por alunos do Espaço Cultural Fonte do Aprendiz, de Querência. Na categoria infantojuvenil, o espetáculo ‘Interligados’, da Escola Estadual São José, de Pontes e Lacerda, levou o troféu de primeiro lugar. Para completar o pódio, na categoria Juvenil quem levou o 1º lugar para a cidade de Primavera do Leste foram os atores da peça ‘Reverso’, estudantes da Escola Municipal de Teatro.

O festival teve início em 23 de maio e apresentou 133 espetáculos nas cidades de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sorriso e Várzea Grande. Mais de 3.500 atores participaram das encenações, atraindo uma plateia de quase 15 mil pessoas.

Leia Também:  Diamantino: Servidora Pública Compartilha Sua Paixão pelo Artesanato

O principal objetivo do evento é, tendo a arte cênica como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o seu comportamento no ato de transitar por ruas e avenidas.

“Desta forma, contribuímos para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar. Além do mais, ajudamos a promover a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas”, definiu o Superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena.

17º Fetran

Destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos, das escolas da Rede Pública e privada em Mato Grosso, o festival é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Também recebe apoio de prefeituras e vários outros parceiros que se inserem no âmbito dos projetos de Educação para o Trânsito, de acordo com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.

Nesta etapa do festival, também participaram escolas e Institutos de alunos PCD dos projetos culturais e programas sociais de cunho educativo ligados diretamente às Secretarias Municipais de Ação Social, de Educação e Cultura.

Leia Também:  Concurso escolhe corte de carne que representa MT: "valorização do que é nosso", afirma governador

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Oito autistas são contemplados em sorteio realizado pela Setasc para assistir jogo do Cuiabá contra Coritiba

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA