Cidades
Enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa são temas discutidos em Conferência Intermunicipal
O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realiza a 1ª Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, entre os municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. O evento começou nesta quinta-feira (10.02) e segue até esta sexta-feira (11.02), no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças.
Com o tema central “Enfrentamento ao Racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa”, a 1ª Conferência tem como objetivo discutir temas de ampla abrangência e importância para o fomento do respeito, proteção e concretização dos Direitos Humanos. Visando assim, o fortalecimento de ações de combate ao racismo e formas correlatas de discriminação.

Entre os subtemas abordados estão: o enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios, intolerância religiosa e desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.
Para o presidente do Cepir, Carlos Caetano, o papel do movimento social negro nas conquistas dos marcos legais é fazer parte da construção da política de promoção da igualdade racial no Brasil.
“É importante aprofundarmos no debate que institui o programa brasileiro de políticas afirmativas. A partir do relatório final dessa conferência os municípios pautarão os seus planos municipais de promoção da igualdade racial. Discutiremos o número do feminicídio das mulheres negras no Brasil, a legalização e educação do povo quilombola, e também, da educação escolar indígena”, afirmou.
O presidente ainda destacou o apoio da Setasc no contexto da estruturação do diálogo entre os polos regionais
O evento será realizado no município de Barra do Garças, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, nesta quinta-feira (10.02) das 13h às 17h e sexta-feira (11.02) das 08h às 12h.
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





