Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Defesa Civil promove seminário sobre redução do risco de desastres em Sinop

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, promove o 1º Seminário Regional sobre Redução do Risco de Desastres em Sinop (500 km de Cuiabá), nos dias 5 e 6 de julho. O evento será realizado na Câmara Municipal e é aberto à população. As inscrições são gratuitas (clique aqui).

O objetivo do encontro é fomentar a participação da população e o desenvolvimento de pesquisas com foco em redução do risco de desastres. Ainda, fortalecer a rede de proteção e defesa civil no Estado, a fim de garantir medidas de prevenção efetivas e a melhor resposta em caso de desastres.

O secretário adjunto de proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Brum, ressalta que a participação popular nas discussões é importante para a adoção de comportamentos de prevenção às ocorrências.

“O seminário tende a desenvolver uma cultura de prevenção de desastres na população. Nós entendemos que, a partir do momento em que as pessoas tomam conhecimento dos riscos aos quais estão expostos, isso pode resultar em medidas futuras para a redução desses riscos, ou seja, pode estimular comportamentos para evitar situações de risco”, observa.

Leia Também:  Estudante de Primavera do Leste ganha medalha de ouro na 16ª Olimpíada de Matemática

O seminário vai contar com palestras de especialistas em diversas áreas, tratando temas como mapeamento de áreas de risco, gerenciamento de risco de desastres com produtos perigosos, impacto das queimadas e incêndios florestais na saúde da população da Amazônia Legal e Pantanal e o uso do SipamHidro como fonte de alerta para enchentes e inundações.

Também serão discutidos a atuação dos consórcios intermunicipais e da Defesa Civil, voluntariado e a redução de riscos de desastres e a aplicação da geotecnologia aos incêndios florestais.

Serviço
1º Seminário Regional sobre Redução do Risco de Desastres

Data: 5 e 6 de julho
Local: Câmara Municipal de Sinop-MT
Inscrições aqui.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Abertas inscrições para seminário sobre práticas restaurativas

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA