Cidades
Cridac celebra 47 anos com festa junina para pacientes e servidores
Participaram do arraial cerca de 300 pacientes e seus familiares, além de servidores do local. A festa foi regada a músicas regionais entoadas pela banda da Polícia Militar de Mato Grosso. Teve ainda pipoca, canjica, algodão doce e outras guloseimas, brincadeiras como pescaria e a tradicional quadrilha.![]()
A ação contou com a parceria do Comando Geral da PM, da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), da Coca Cola e suco Prats.
O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou os servidores por promoverem um momento de descontração e interação entre os trabalhadores da unidade, pacientes e seus familiares. “O Cridac está celebrando 47 anos de serviços prestados à população e não tem jeito melhor que este para comemorar. A diversão é importante para aliviar a carga do dia a dia dos pacientes e servidores“, diz o gestor.![]()
Encantada com a festa, a noiva da quadrilha, Fátima Leandra da Silva, 19 anos, realiza tratamento no Cridac desde quando tinha um ano de idade. Ela conta que essa experiência vai ficar marcada em sua vida. “Para mim, é uma experiência gratificante que nunca vou esquecer. Eu uso prótese nas duas pernas, isso é uma luta de persistência e hoje posso dizer que sou feliz do jeito que sou. Essa festa veio para me alegrar mais ainda, porque está maravilhosa”, avalia.
Joselha Tibauda, 58 anos, aproveitou o evento para agradecer a unidade especializada por todo suporte que ela recebeu nos últimos anos. Ela teve poliomielite na infância e síndrome pós pólio, que causou paralisia em suas pernas. “O Cridac me dá todo suporte que preciso, como essa cadeira motorizada. Eu precisava vir prestigiar esse momento maravilhoso. Estou muito contente”, diz Joselha.![]()
O Cridac realiza anualmente duas festas para os pacientes, sendo elas no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, e de Natal, que ocorre no mês de dezembro. O secretário adjunto de Unidades Especializadas, Luiz Antônio Ferreira, conta que a gestão trabalhou para acrescentar a festa junina no calendário da unidade. O gestor entende que a festa realizada no meio do ano contribui para qualidade de vida do paciente.
“O paciente acaba saindo da rotina de tratamento, assim como o servidor. Juntos eles confraternizam e se divertem. Para nós é importante trabalhar por essas atividades descontraídas”, entende Luiz.
Além das ações assistenciais, a diretora do Cridac, Suely Souza Pinto, informa que o Cridac entrega aos pacientes cadeiras de rodas comum e motorizadas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. “Trabalhamos para ofertar toda assistência necessária aos pacientes. Contamos com o apoio da gestão e dos servidores dessa unidade que não medem esforços no atendimento ágil e de qualidade aos usuários do SUS”, pontua
Serviço
O Cridac é uma unidade da rede de cuidado à Pessoa com Deficiência, localizado na Rua G, s/n Bloco A, Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entre em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1918.
Fonte: Governo MT – MT
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





