Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Conferência Estadual de Cultura começa nesta terça-feira (24)

Começa nesta terça-feira (24.10) a 5ª Conferência Estadual de Cultura, que irá reunir cerca de 400 pessoas para debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento cultural no Estado. A abertura oficial será realizada às 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com participação dos representantes dos municípios e autoridades, além dos secretários de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves, e o adjunto de Cultura, Jan Moura.

O evento é aberto ao público geral, e a programação segue até quinta-feira (26), com palestras, oficinas e encontros dos grupos temáticos em preparação à Conferência Nacional de Cultura. Em Mato Grosso, participam os eleitos nas conferências locais e/ou regionais, gestores públicos municipais e estaduais, além de membros do Conselho Estadual de Cultura.

“A Conferência Estadual de Cultura é uma oportunidade que a sociedade civil tem para participar ativamente do desenvolvimento das políticas culturais. Após um hiato de cinco anos, esta quinta edição é um marco e esperamos que os municípios estejam conosco neste momento de pensar, avaliar e propor novas ações para fomentar e fortalecer a nossa cultura”, destaca o secretário titular da Secel, Jefferson Neves.

Leia Também:  Polícia Civil e PM apreendem 51 tabletes de cocaína pura na fronteira

Ao todo, 105 municípios realizaram as conferências municipais e intermunicipais, com participação de mais de cinco mil gestores públicos e fazedores de cultura de todas as regiões de Mato Grosso.

O tema deste ano é Democracia e Direito à Cultura, que segue o direcionamento da Conferência Nacional de Cultura. Para apresentar o conceito aos participantes, haverá uma palestra sobre o tema nesta quarta-feira (25), às 8h. A atividade será conduzida pelo doutor em Comunicação e Cultura e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (organização não governamental localizada em Minas Gerais), José Márcio Barros.

A realização das conferências locais e regionais é uma das prerrogativas para participação de estados e munícipios na Conferência Nacional de Cultura, agendada para 04 a 08 de março de 2024, em Brasília. Nos eventos municipais e estaduais, além de avaliação e proposição de ações e metas, também são eleitos os representantes legais que terão direito a voto no encontro nacional, onde são definidos os eixos prioritários para investimentos na cultura de todo país.

Programação

24 de outubro
8:00 – 18:00 – Credenciamento
14:00 – 17:00 – “Observatório da Cultura” – Cultura em números, projeções e análise de impacto
19:00 – Solenidade de abertura

Leia Também:  Nota MT premia 1.001 consumidores no sorteio mensal de setembro; confira o resultado

25 de outubro
8:00 – Palestra “Democracia e Direito à Cultura”, com o professor doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), José Márcio Barros
9:30 – 12:00 – Discussões nos Grupos de Trabalho (GTs) – 6 Eixos temáticos
14:00 – 18:00 – Continuidade das discussões nos GTs / Aprovação das propostas na plenária
18:00 – Jantar e Apresentações culturais

26 de outubro
8:00 – 12:00 – Plenária Final / Eleição dos delegados para a 4ª CNC e delegados setoriais/Encerramento

Inscrições
As inscrições para a Conferência Estadual de Cultura ainda estão abertas, e podem ser feitas por este link: https://mapas.mt.gov.br/oportunidade/451/#info

Serviço:
5ª Conferência Estadual de Cultura
Data: 24, 25 e 26 de outubro
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso – Rua Antônio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiabá/MT
Informações: telefones (65) 3613-0233 / (65) 98174-0157 e email [email protected]

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Processos administrativos do Procon passam a ser 100% digitalizados

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA