Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Águas Colíder reforça consumo consciente durante o período de estiagem

Com altas temperaturas e pouca chuva, a estiagem marca o cenário climático de Mato Grosso para os próximos meses. Com o objetivo de assegurar o fornecimento de água potável à população, a Águas Colíder, empresa do grupo Iguá Saneamento, intensifica seus esforços, implementando ações de melhorias no sistema de abastecimento, ao mesmo tempo em que incentiva a população a adotar práticas responsáveis no uso desse recurso essencial.

O período de estiagem, marcado pela ausência de chuvas, com clima quente e seco, somado a um significativo crescimento de novas ligações de água no município, eleva o consumo de água e consequentemente a demanda de abastecimento. Desta forma, a concessionária vem adotando uma série de medidas e melhorias para garantir a eficiência da operação.

Para coordenar as iniciativas necessárias durante a estiagem, a Águas Colíder implantou o Grupo de Estiagem, que se reúne periodicamente com representantes da sociedade civil e autoridades locais. O grupo visa desenvolver alternativas colaborativas e ouvir propostas que possam contribuir para a gestão eficiente dos recursos hídricos.

Entre as medidas de prevenção para a seca, a concessionária reforçou a frota de caminhões-pipa, implementou rotina de manutenções preventivas eletromecânicas e intensificou ações de conscientização sobre a água e o meio ambiente. Além disso, foram realizadas melhorias no córrego Carapa, com sua dragagem, melhorias na rede de distribuição e otimização da telemetria.

Leia Também:  Mais uma bebê de Diamantino morre por doenças respiratórias, Saúde emite alerta

Nosso principal objetivo é garantir que todos tenham acesso contínuo à água potável, especialmente em períodos de estiagem. Estamos comprometidos em colaborar estreitamente com a comunidade e as autoridades locais para desenvolver soluções sustentáveis e eficazes”, reforça Christopher Alves, diretor operacional da Águas Colíder.

Como economizar – Nesse cenário, cada um deve fazer a sua parte. Pequenas ações, como consertar vazamentos internos, usar baldes para lavar carros e calçadas em vez de mangueiras, e fechar as torneiras enquanto escovam os dentes, são medidas práticas que colaboram com a preservação desse recurso tão importante.

Sobre a Águas Colíder: Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder atua nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, desde 2001. A companhia, que atende mais de 31 mil pessoas, tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, a concessionária faz parte do Grupo Iguá, uma das principais empresas privadas do setor, presente em 27 municípios brasileiros e atendendo 3 milhões de pessoas com o propósito em ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Leia Também:  Governo já repassou 250 máquinas para prefeituras, consórcios e associações
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Sesp implanta projeto de remição de pena por leitura no Centro de Detenção Provisória de Juína

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA