Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

1ª Corrida SER Família dos Anjos reuniu mais de 400 atletas em campanha por doação de medula óssea

Mais de 400 pessoas participaram da 1ª Corrida SER Família dos Anjos “Vista Suas Asas, Doe Medula Óssea”, neste último sábado (20.05), na Arena Pantanal, em Cuiabá. Com percurso de 5 km, a corrida teve como objetivo incentivar o cadastro para a doação de medula óssea e sangue. Além do incentivo à doação, o evento arrecadou cerca de 400 pacotes de fraldas para instituições filantrópicas, requisitadas como critério para a inscrição.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora e madrinha da corrida, acompanhou o evento de forma online, por estar em recuperação de uma cirurgia. Ela foi representada pelo governador Mauro Mendes e pela filha, Maria Luiza Mendes, que correram e entregaram medalhas e troféus aos vencedores.

“Fiquei emocionada quando vi os participantes unidos por esta causa. Fazer o cadastro voluntário de medula é um ato de amor ao próximo. Eu sou transplantada, recebi um dos rins do meu esposo, e hoje posso contar meu testemunho. Precisamos incentivar cada vez mais os cadastros para doação de medula, doação de sangue e doação de órgãos também. Queria muito ter participado, mas fui muito bem representada por minha filha caçula Maria Luiza, que levou sua amiguinha Olivia, e pelo governador Mauro Mendes, meu esposo e grande apoiador das ações que abraço”, disse a primeira-dama do Estado.

“Quero agradecer todos que se envolveram na organização, minha equipe Unaf, a Setasc, a Secel, o MT Hemocentro que nos deu a honra de firmar esta parceria pela vida, a Federação de Atletismo de MT, a empresa Morro MT, e, especialmente, todos que se inscreveram e vestiram suas asas para ajudar a salvar vidas”, agradeceu Virginia Mendes.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, ressaltou que todas as doações que foram efetuadas nas inscrições da 1ª Corrida SER Família dos Anjos serão revertidas para instituições filantrópicas.

“A doação de sangue e da medula óssea pode salvar vidas. A doação é um ato de amor. Quem já precisou, ou conhece alguém que em algum momento necessitou de uma doação, sabe a importância deste gesto. Então, agradeço a todos vocês, principalmente à nossa primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou esta corrida com muito carinho”, disse a secretária Grasi.

Leia Também:  Investimentos do Governo de MT em Nova Monte Verde somam mais de R$ 44,6 milhões

Ela destacou o trabalho em equipe do Governo de Mato Grosso para a realização da corrida, entre as secretarias de Saúde (SES), Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cultura, Esporte e a Lazer (Secel-MT), a Unidade de Apoio à Família (Unaf) e o MT-Hemocentro.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, declarou que ações como essas sensibilizam as pessoas para a importância do transplante, com o objetivo de proporcionar que mais pessoas façam esse gesto de amor ao próximo.

“Essa semana mesmo nós tivemos um paciente nosso aqui da Hemocentro que teve o prazer de receber o transplante de uma medula óssea, porque alguém fez o seu cadastro em algum hemocentro público. Então, gratidão a todos que fizeram parte dessa festa tão linda. Gratidão à nossa primeira-dama Viriginia Mendes, ao nosso governador e a todos os envolvidos”, disse a diretora Gian Carla.

Márcia da Silva Oliveira, corredora há três anos foi a ganhadora na categoria feminino, finalizando o percurso em 23 minutos e 26 segundos.

“Pra mim é muito gratificante participar dessa primeira corrida, porque gosto de correr e ainda poder ajudar, somando com esse evento em prol de ter mais doadores de medula óssea foi muito gratificante. Eu achei maravilhoso a iniciativa do estado em conscientizar as pessoas a serem voluntários da solidariedade”, afirmou Márcia.

Já na categoria masculino, Adonias Pereira ficou em primeiro lugar e completou a prova em 18 minutos e 53 segundos. Corredor há seis anos, acostumado a corridas com mais de 20 quilômetros, garantiu que o percurso foi bem escolhido.

“Percurso muito legal em torno da Arena Pantanal. Muito bom mesmo. Quero dar os parabéns aos envolvidos, principalmente ao governador e à primeira-dama, pela iniciativa. Foi um sucesso essa primeira corrida e já aguardo a segunda edição”, afirmou Pereira.

Leia Também:  Casa é arrastada pela enxurrada após fortes alagamentos em Colniza

As irmãs Cecília Boaventura de Morais (75) e Silva Boaventura (79) se sentiram privilegiadas em participar da corrida e, além de praticar o esporte, ajudar na campanha de doação de medula óssea.

“Mesmo na nossa idade, queremos ajudar e incentivar a doação, porque pode salvar vidas. Em todos os meus anos, não havia visto um trabalho como este e sendo por uma causa justa. O governador e a primeira-dama de MT estão de parabéns em trabalhar juntos e ajudar tantas pessoas”, disse Dona Cecília.

A servidora pública Paula Renata de Carvalho, corredora desde 2016, destacou a organização da 1ª Corrida SER Família dos Anjos. “Muito bacana um percurso assim. Passar dentro da Arena foi muito incrível. Foi a primeira vez passei no gramado. Eu via todas as pessoas tirando foto, se divertindo e foi muito bacana. Esse foi o diferencial do percurso”, contou.

Solidariedade
A Campanha de Cadastro Voluntário de Medula Óssea ocorre a partir desta segunda-feira (22) e segue até 26 de maio, na sede do MT Hemocentro. Todo ano, a instituição realiza a campanha de incentivo à doação na “Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea”.

A corrida foi realizada em parceria com a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e gerenciada pela Morro MT.

Pódio
Feminino
1 – Marcia Oliveira – 23 minutos e 26 segundos
2 – Querli Lima de Paula – 24 minutos e 02 segundos
3 – Noemi dos Santos Machado – 24 minutos e 26 segundos

Masculino
1 – Adonias Pereira – 18 minutos e 53 segundos
2 – Adelson Luiz Pereira – 19 minutos e 41 segundos
3 – Valdecarlos José dos Santos – 21 minutos e 20 segundos

PCD
1º – Adirson Henrique Rodrigues de Castro – 22 minutos e 53 segundos
2º – Orlindo Barbosa Ferreira – 32 minutos e 53 segundos

Confira a lista completa da classificação aqui.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Escola de Governo oferta treinamento para uso do Sigadoc

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA